Domingo, 13 de Junho de 2021 14:31
28 99945 7577
Cidades Cidades

Vereadores de Cachoeiro se reúnem e fecham posição contra aumento no IPTU

.

07/06/2021 21h22
Por: Cidade na Rede Fonte: CMCI
Vereadores de Cachoeiro se reúnem e fecham posição contra aumento no IPTU

Os vereadores de Cachoeiro fizeram reunião na tarde desta segunda-feira (07), na sala da Presidência, para discutir o aumento na cobrança do IPTU. A reunião durou cerca de três horas e todos os vereadores compareceram, para definir seu posicionamento diante do secretário municipal da fazenda, Márcio Guedes, que confirmou presença na sessão desta terça-feira (07), para apresentar as justificativas do Poder Executivo sobre o assunto.

 

O posicionamento de todos os vereadores continua sendo o mesmo: de perplexidade e indignação. Este aumento é inaceitável”, afirma o presidente da Câmara, Brás Zagotto (PV). Segundo o presidente, é irrelevante o fato de não ter havido um aumento nas alíquotas e sim o recadastramento dos imóveis, como alegou o prefeito Victor Coelho (PSB) em vídeo divulgado no final da semana.

 

Os carnês do IPTU foram disponibilizados aos contribuintes de Cachoeiro na última semana, apresentando valores muito superiores aos cobrados em 2020. “Há casos de moradores que relatam reajustes de quase 1000 por cento. Portanto, não se pode reduzir isso a uma questão técnica. É uma questão humanitária, de tratar o cidadão com respeito e senso de justiça. Ninguém deve deixar de alimentar sua família para pagar IPTU”, diz Brás.

 

O fato de grande parte da população estar passando por dificuldades financeiras, desemprego e queda de faturamento nas empresas, devido à pandemia, também não pode ser ignorado. Por isso, na reunião com o secretário de fazenda, os vereadores vão requerer que as alterações sejam revistas pela prefeitura, ainda que seja necessário negociar com o Tribunal de Contas e o Poder Judiciário.

 

Além disso, Brás lembra que a Câmara já aprovou projeto que permite reajustes na alíquota a partir de 2022, de forma paulatina e com índices muito menores, para respeitar a capacidade de pagamento do contribuinte. E isso torna o problema ainda mais preocupante, já que estes aumentos vão se somar aos deste ano. Não se pode penalizar o cidadão desta forma, e queremos que o prefeito esteja ao nosso lado, que é o lado da população”, finaliza o presidente da Câmara.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim/ES
Sobre Cachoeiro de Itapemirim/ES
... Meu pequeno Cachoeiro Vivo só pensando em ti Ai que saudade dessas terras Entre as serras Doce terra onde eu nascí!... Roberto Carlos
Cachoeiro de Itapemirim - ES
Atualizado às 14h25 - Fonte: Climatempo
25°
Pancada de chuva

Mín. 15° Máx. 25°

25° Sensação
14.6 km/h Vento
49.4% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (14/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Terça (15/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens