Domingo, 16 de Janeiro de 2022
23°

Pancada de chuva

Cachoeiro de Itapemirim - ES

Brasil Brasil

Mulher de SP é infectada por três vírus ao mesmo tempo: coronavírus, influenza e adenovírus

.

05/01/2022 às 11h45
Por: Cidade na Rede Fonte: Terra Brasil Noticias
Compartilhe:
Mulher de SP é infectada por três vírus ao mesmo tempo: coronavírus, influenza e adenovírus

Atendida recentemente com sintomas gripais em Botucatu (SP), uma mulher de 49 anos descobriu que tinha sido infectada pelo coronavírus SARS-CoV-2 (causador da Covid-19), a influenza A (gripe) e o adenovírus (resfriado).

O médico que acompanhou o caso, Alexandre Naime Barbosa, chefe da infectologia da Unesp (Universidade Estadual de São Paulo) em Botucatu, conta que a paciente apresentou os primeiros sintomas após uma confraternização de fim de ano.

“Ela chegou com síndrome gripal, eu fiz o painel viral, vieram os três vírus. Monitorei ela para Covid por dez dias”, afirmou o professor ao R7.

Passado esse período sem complicações, ela foi liberada para retornar às atividades normais.

“Ela está ótima, é uma médica, triatleta, não desenvolveu sintomas graves, não teve hipóxia, nada. Ela não precisou usar oseltamivir porque não é grupo de risco. Mas veja que mesmo pessoa sem comorbidades e com histórico de atleta pode pegar três vírus ao mesmo tempo. Por isso é importante a gente manter as medidas de prevenção, que são o uso de máscara e evitar aglomeração”, afirmou.

O infectologista atribui o desfecho positivo da mulher à vacinação. “Ela tem vacina de influenza. Apesar de a vacina de influenza não pegar a cepa que está circulando, [H3N2 Darwin], pode ser que tenha algum efeito de proteção cruzada. E ela tem as três doses da vacina. A terceira dose dela foi em outubro, porque ela é profissional da saúde. Teve uma resolução superboa do quadro”, conta Barbosa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.