Os tapumes que cercavam o Palácio Bernardino Monteiro, em Cachoeiro de Itapemirim, foram finalmente retirados, revelando a conclusão da restauração do prédio histórico que serviu como sede da Prefeitura por duas décadas.
A obra, que vinha sendo acompanhada pela população, está agora concluída, e a inauguração oficial está marcada para o dia 18 de julho, com a presença prevista do governador Renato Casagrande.
O projeto de restauração foi realizado pela prefeitura em parceria com o governo do Estado, com um investimento de cerca de R$ 2 milhões.
“Estamos concluindo uma obra importante para Cachoeiro, em parceria com o Governo do Estado. Obra de quase 2 milhões de reais para restaurar um patrimônio histórico do município”, disse o prefeito.
O prefeito pretendia inaugurar o prédio durante a emancipação política do município, no dia 25 de março, mas alguns percalços ocorridos durante a obra fizeram com que a data fosse adiada.
O Palácio Bernardino Monteiro, inaugurado em 1913 e localizado na praça Jerônimo Monteiro, é um dos principais patrimônios arquitetônicos de Cachoeiro de Itapemirim.
Durante as obras, o edifício passou por uma reforma completa, incluindo a demolição de anexos que descaracterizavam sua estrutura original, a renovação das instalações elétricas e hidrossanitárias, e a substituição de todo o madeiramento e telhas.
Um sistema de prevenção e combate a incêndio foi implantado, assim como recursos para garantir acessibilidade às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
O Palácio Bernardino Monteiro voltará a ser um centro cultural, como já ocorreu no passado, abrigando a Biblioteca Municipal, galerias de arte, auditório, e diversas outras instalações culturais.
Em breve, explicou o prefeito, o prédio será aberto para visitação. Já as atividades culturais não iniciarão de imediato.
“Queremos devolver para a população mais um espaço cultural e retomar nosso título de Atenas Capixaba”, afirmou Victor Coelho.
Mín. 22° Máx. 28°