Saturday, 13 de July de 2024
20°

Parcialmente nublado

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Geral Cachoeiro

Palácio Bernardino Monteiro pronto para inauguração

Patrimônio restaurado

04/07/2024 às 09h59 Atualizada em 04/07/2024 às 10h05
Por: Cidade na Rede Fonte: A Redação
Compartilhe:
Reprodução
Reprodução

Os tapumes que cercavam o Palácio Bernardino Monteiro, em Cachoeiro de Itapemirim, foram finalmente retirados, revelando a conclusão da restauração do prédio histórico que serviu como sede da Prefeitura por duas décadas.

A obra, que vinha sendo acompanhada pela população, está agora concluída, e a inauguração oficial está marcada para o dia 18 de julho, com a presença prevista do governador Renato Casagrande.

O projeto de restauração foi realizado pela prefeitura em parceria com o governo do Estado, com um investimento de cerca de R$ 2 milhões.

“Estamos concluindo uma obra importante para Cachoeiro, em parceria com o Governo do Estado. Obra de quase 2 milhões de reais para restaurar um patrimônio histórico do município”, disse o prefeito.

O prefeito pretendia inaugurar o prédio durante a emancipação política do município, no dia 25 de março, mas alguns percalços ocorridos durante a obra fizeram com que a data fosse adiada.

O Palácio Bernardino Monteiro, inaugurado em 1913 e localizado na praça Jerônimo Monteiro, é um dos principais patrimônios arquitetônicos de Cachoeiro de Itapemirim.

Durante as obras, o edifício passou por uma reforma completa, incluindo a demolição de anexos que descaracterizavam sua estrutura original, a renovação das instalações elétricas e hidrossanitárias, e a substituição de todo o madeiramento e telhas.

Um sistema de prevenção e combate a incêndio foi implantado, assim como recursos para garantir acessibilidade às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

O Palácio Bernardino Monteiro voltará a ser um centro cultural, como já ocorreu no passado, abrigando a Biblioteca Municipal, galerias de arte, auditório, e diversas outras instalações culturais.

Em breve, explicou o prefeito, o prédio será aberto para visitação. Já as atividades culturais não iniciarão de imediato.

“Queremos devolver para a população mais um espaço cultural e retomar nosso título de Atenas Capixaba”, afirmou Victor Coelho.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 07h01 - Fonte: ClimaTempo
20°
Parcialmente nublado

Mín. 17° Máx. 29°

Sun 30°C 16°C
Mon 31°C 16°C
Tue 28°C 16°C
Wed 29°C 16°C
Thu 30°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes