Wednesday, 17 de April de 2024
22°

Parcialmente nublado

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Meio Ambiente Meio Ambiente

Compostagem com restos humanos é aprovada em Nova York

A compostagem humana, também conhecida como “redução orgânica natural”, é um processo de decomposição natural do corpo em um compartimento fechado

27/01/2023 às 15h50
Por: Cidade na Rede Fonte: Agência Dino
Compartilhe:

Nova York é o sexto - e mais recente - estado estadunidense a legalizar o procedimento de compostagem humana após a nova legislação ser sancionada pela governadora do Estado, Kathy Hochul, em 31 de dezembro de 2022. Outros estados que já permitem a redução orgânica natural são Washington, Oregon, Colorado, Califórnia e Vermont.

Compostagem humana pode economizar uma tonelada de carbono

A compostagem humana é realizada em instalações específicas, onde o corpo é alocado em um compartimento com matéria orgânica selecionada, como alfafa, lascas de madeira e palha de capim. Pela ação natural de micróbios, o corpo se decompõe ao longo de várias semanas.

Posteriormente, é realizado um processo de esterilização para eliminar quaisquer possibilidades de contaminação, e a família recebe o composto resultante. A nova "terra" pode ser usada conforme a vontade dos familiares ou o que foi declarado pelo próprio falecido antes de morrer, para o plantio de árvores, flores ou hortaliças, por exemplo.

Conforme informações de uma empresa norte-americana que oferece o serviço, a Recompose, o processo de compostagem humana pode poupar a emissão de até uma tonelada de carbono em relação ao enterro tradicional ou à cremação. Ademais, defensores do procedimento afirmam que a solução é ideal em cidades onde o espaço destinado aos cemitérios é limitado.

A compostagem humana também é realizada na Suécia. Ademais, no Reino Unido são realizados enterros em caixão biodegradável ou sem caixão. No Brasil, é possível optar pelo cemitério ecológico, como uma alternativa mais sustentável.

No Brasil, há diversos tipos de cemitérios disponíveis

O Brasil ainda não admite a compostagem de restos humanos, mas há uma série de opções para destinação do corpo após a morte, conforme a vontade e disponibilidade no plano funerário ou de assistência funeral. O cemitério horizontal continua o mais popular e antigo do país, onde os falecidos são enterrados lado a lado em túmulos e jazigos.

O cemitério vertical, por sua vez, surgiu da demanda por alternativas em locais onde falta espaço para sepultamentos, possibilitando que os familiares sejam sepultados verticalmente, um túmulo acima do outro.

O cemitério jardim tem uma proposta diferente, prezando a preservação de áreas verdes, ou seja, sem túmulos ou mausoléus, objetivando um local aberto, humano e mais confortável. Por fim, o cemitério ecológico é outra opção que prioriza o espaço natural e possibilita o plantio de árvores sobre o local onde a pessoa está enterrada, simbolizando uma nova vida.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 21h19 - Fonte: ClimaTempo
22°
Parcialmente nublado

Mín. 19° Máx. 29°

Thu 28°C 20°C
Fri 24°C 19°C
Sat 25°C 18°C
Sun 25°C 16°C
Mon 26°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes