Thursday, 25 de April de 2024
29°

Parcialmente nublado

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Educação Educação

Projeto do Caparaó leva dinossauros para sala de aula

É finalista em concurso nacional

02/02/2023 às 06h37
Por: Cidade na Rede Fonte: A Redação
Compartilhe:
Projeto do Caparaó leva dinossauros para sala de aula

Bem diante de pequenos olhos arregalados, as professoras Rosineide Silva e Elisabeth Carlos projetam dinossauros em plena sala de aula, na Escola Municipal de Educação Infantil Pedra Menina, em Dores do Rio Preto, região do Caparaó.

As imagens são a última parte do projeto Amigossauro, idealizado pelas duas professoras para ensinar as crianças como viviam essas imensas criaturas por meio da imaginação. Agora, o projeto é finalista do concurso nacional Aprende Brasil Criativo, promovido pela Aprende Brasil Educação.

“Começamos o projeto falando sobre os dinossauros e a função do paleoartista, que usa técnicas artísticas para dar vida a esses animais. Depois, assistimos a um vídeo sobre o Vale dos Dinossauros, que fica em Gramado, no Rio Grande do Sul. Depois, falamos sobre como seria estar perto de um dinossauro e cada criança escolheu o seu preferido”, detalham Rosineide e Elisabeth.

Por fim, elas utilizaram o recurso de realidade aumentada do Google para projetar imagens 3D de vários dinossauros e tirar fotos dos estudantes “lado a lado” com eles.

“Foi, sem dúvida, uma aula inesquecível. No começo as crianças sentiam medo, achavam que era real. Mas, depois, elas se familiarizaram e acabaram entrando na brincadeira. O interessante é observar como a forma de descrever os dinossauros mudou após a atividade, as falas ficaram mais reais”, completam.

Para a assessora pedagógica da Aprende Brasil Educação, Beatriz Conci Cassins, esse é exatamente o tipo de iniciativa indispensável para essa faixa etária. “O ensinar, na educação infantil, não está separado do brincar, pelo contrário, as duas coisas devem andar de mãos dadas. Por isso, atividades como o projeto Amigossauro são fundamentais para apresentar e fixar os conteúdos”, pontua.

No caso de Dores do Rio Preto, o trabalho foi desenvolvido com o G5 da Educação Infantil, com base em conteúdo proposto no material didático do Sistema de Ensino Aprende Brasil.

Concurso Nacional

O Aprende Brasil Criativo é uma forma de incentivar que projetos como Amigossauro possam se multiplicar na rede pública municipal de Educação de municípios em todo o país.

O concurso recebeu inscrições de escolas de todo o Brasil e vai selecionar os melhores projetos em três categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Ensino Fundamental – Anos Finais. O resultado será divulgado no dia 31 de janeiro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 15h02 - Fonte: ClimaTempo
29°
Parcialmente nublado

Mín. 20° Máx. 29°

Fri 26°C 21°C
Sat 27°C 21°C
Sun 30°C 20°C
Mon 31°C 21°C
Tue 29°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes