
Os casos de acidentes com escorpião aumentaram 22% em 2022 na comparação com o ano anterior, mostra levantamento do governo paulista. O Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) alerta que o risco de aparecimento desse animal peçonhento aumenta no verão. Em 2021, foram 34,5 mil casos registrados. Em 2022, o número passou para 41,1 mil. Comparado a 2020, o aumento foi menor, de 10%, com 38,1 mil casos.
Em nota, a diretora da Divisão de Zoonoses do CVE, Roberta Spínola, diz que as picadas de escorpião podem ser letais, principalmente em crianças de até 10 anos, e orienta que, em caso de acidente, a vítima deve procurar uma unidade de saúde o quanto antes para receber o tratamento necessário.
O estado de São Paulo tem centros de referência para atendimento em casos de acidentes com animais peçonhentos, sendo 211 unidades espalhadas por várias regiões.
Os escorpiões se multiplicam em locais quentes e úmidos. Sendo assim, as orientações para evitar o surgimento deles é manter os ambientes da casa mais organizados e limpos, evitando o acúmulo de lixos, entulhos e o surgimento de baratas e moscas, que podem servir de alimento para os escorpiões.
Esses animais também podem entrar por ralos, então o recomendado é usar telas nesses locais. Escorpiões e aranhas podem se esconder em roupas e sapatos e, por isso, outra orientação é sacudir esses objetos antes de usá-los. Em situações em que é preciso colocar a mão ou pisar em buracos, entulhos e pedras, é necessário usar calçados e luvas de couro.
*Estagiário sob supervisão de Camila Maciel
São Paulo Veja as cidades campeãs de emprego em agosto e no ano no estado de SP
São Paulo Governo de SP anuncia novo concurso para 200 cadetes da Polícia Militar
São Paulo Governo de SP envia à Alesp maior proposta orçamentária da história com R$ 411,2 bilhões para 2027
São Paulo Governo de SP cria prêmio Professor Nota 1.000 em reconhecimento à excelência de profissionais da rede estadual
São Paulo Outubro Rosa: Carreta de Mamografia chega ao Brás para ampliar acesso ao diagnóstico do câncer de mama na Grande São Paulo
São Paulo Benefícios das áreas de descanso transformam a rotina dos caminhoneiros nas rodovias paulistas
São Paulo DER-SP espera 16,7 milhões de veículos nas rodovias estaduais durante o feriado de Aparecida
São Paulo Boletim 04/10 – 19h50 – Defesa Civil de SP mantém apoio a cidades afetadas e alerta para mais chuvas até terça (6)
São Paulo Boletim 04/10 – 14h – Defesa Civil de SP mobiliza ajuda para atender cidades atingidas por forte chuva no oeste e monitora avanço no estado Mín. 21° Máx. 30°