Friday, 26 de April de 2024
25°

Tempo nublado

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Economia Negócios

Ano novo, casa nova: uso de materiais adequados evita corrosão casas litorâneas

Os primeiros meses são os mais econômicos para fazer obras, mas é importante que o responsável pelo projeto escolha os materiais adequados para imó...

08/02/2023 às 09h45
Por: Cidade na Rede Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
Fonte: Divulgação
Fonte: Divulgação

Depois da alta nos valores de materiais e mão de obra que são usuais nos últimos meses do ano, janeiro e fevereiro trazem uma queda nos valores que permite colocar em prática os planos de repaginar a casa. Os imóveis litorâneos apresentam particularidades que os tornam desafiadores desde sua construção até as obras para reparos. O principal problema a ser driblado é a umidade proveniente da maresia que causa corrosão na estrutura, acabamento e móveis, mas com o uso de materiais corretos esse problema pode ser contornado garantindo mais durabilidade nos reparos. 

Na lista abaixo estão alguns materiais que podem ser usados e dicas de como aplicá-los na estrutura do imóvel ou nos itens de design. 

1. Madeira - Principalmente as mais duras, como teca, ipê, maçaranduba ou pinho-de-riga, após lixadas e envernizadas podem ser usadas como pilastras, em mesas, cabeceiras, cadeiras, bancos e móveis de apoio, como escrivaninhas. 

2. PVC - Simples de serem limpas, as peças em PVC podem ser usadas em forros e tubulações.

3. Vidro - As principais desvantagens do vidro estão nos custos e limpeza, já que com a maresia ele pode ficar com um aspecto engordurado. No entanto, ele traz benefícios que os outros materiais não conseguem promover. O vidro não estufa, não oxida, permite que a iluminação entre no ambiente, pode ser reforçado caso seja necessário e combina com diversos estilos de decoração.

4. Aço inox - Resistente à ferrugem, o aço inox colabora com a decoração no estilo industrial e pode ser usado em eletrodomésticos, como geladeiras, fogões e micro-ondas, e em mesas e cadeiras nas áreas externas.

5. Alumínio - Ainda com foco em um ambiente mais moderno, o alumínio, diferente do ferro, é resistente à ação da maresia e pode ser usado em diversas etapas da obra, na estrutura, nas telhas, calhas, maçanetas, portas e portões, perfis, janelas, ligas e outros acessórios, como as cadeiras.

“Quando se trata de obras, é necessário escolher com cautela os materiais que serão usados. O alumínio, por exemplo, é econômico, reciclável e versátil. No caso de casas na praia, tem ainda o benefício de ser altamente resistente à corrosão, justamente por isso é usado até mesmo em embarcações”, explica o especialista em alumínios e gestor da divisão de laminados da franquia Mundo Serralheiro, Trajano Neto.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 13h02 - Fonte: ClimaTempo
25°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 25°

Sat 28°C 19°C
Sun 31°C 19°C
Mon 31°C 20°C
Tue 29°C 19°C
Wed 30°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes