Tuesday, 23 de April de 2024
23°

Tempo limpo

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Geral Espírito Santo

Governo e Apex Brasil discutem promoção de produtos agrícolas no mercado internacional

O Espírito Santo é o terceiro exportador nacional do complexo cafeeiro, com predominância da comercialização do produto em grãos crus, não beneficiados.

08/02/2023 às 15h15
Por: Cidade na Rede Fonte: Secom Espírito Santo
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo

Estabelecer novas possibilidades de trabalho com o agronegócio capixaba e encontrar caminhos para abrir novos mercados no exterior e manter os já conquistados. Na tarde desta terça-feira (07), o Governo do Estado se reuniu com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex- Brasil) e com representantes das cadeias produtivas dos cafés arábica e conilon, cacau, florestal e pimenta-do-reino, a fim de dar encaminhamento a ações e arranjos relacionados à exportação. O evento realizado no Palácio Anchieta, em Vitória, teve a participação do vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço

“A reunião de trabalho com a presença do presidente da Apex e sua equipe é um primeiro e importante passo para futuras cooperações com vistas à abertura de mercados para produtos do agro capixaba que impactam o desenvolvimento da maioria dos municípios do interior do Espírito Santo, sobretudo, na geração de emprego e renda”, afirmou Ricardo Ferraço.

O Espírito Santo é o terceiro exportador nacional do complexo cafeeiro, com predominância da comercialização do produto em grãos crus, não beneficiados. Contudo, nos últimos anos, o Estado evoluiu muito na qualidade da produção cafeeira e também na implantação de pequenas torrefadoras de cafés especiais. Esse fato também é semelhante para o arranjo produtivo do cacau, no qual mais de 40 iniciativas de sucesso para produção chocolate já estão em operação em terras capixabas. Nesse sentido, a Apex e o Governo do Estado vão estabelecer parcerias para a capacitação e promoção desses produtos diferenciados, com vistas ao mercado exterior.

A pimenta-do-reino é o terceiro produto na pauta de exportações do agronegócio capixaba, após celulose e café, mas depende de ações conjuntas para que volte a alcançar os mercados de elite no mundo. Alguns desafios precisam ser superados pelos pipericultores para a melhoria da qualidade requerida no comércio exterior, principalmente, nas operações de colheita, pós colheita e preparo do produto para a exportação.

“O Espírito Santo tem uma boa diversificação do agro, produtos agrícolas de qualidade, agroindústrias em franca expansão e registros de Indicação Geográfica para cafés, pimenta-do-reino e cacau, fatos que favorecem a consolidação de parcerias com a APEX Brasil, tanto na capacitação quanto na promoção de nossos arranjos produtivos, no sentido de conquistarmos mais espaços no mercado internacional com produtos especiais e de maior valor agregado, o que gera mais dinamismo, emprego e renda em nosso Estado”, destaca o secretário  de Agricultura Enio Bergoli.

Durante o encontro, também foi destaque o setor florestal, que vai muito além da exportação de celulose. A recuperação de pastagens degradadas passa pelo plantio de árvores e pela ampliação das áreas de integração pecuária-floresta, que contribuem para a descarbonização dos processos produtivos, o que reforça a imagem de sustentabilidade do agro capixaba e do país.

“Os números do Espírito Santo de exportação já são bastante robustos. É um Estado com economia aberta e pretendemos desenvolver programas que vão alavancar todas as cadeias produtivas emergentes e potenciais, que já deram certo aqui e necessitam de pequenos ajustes. A Apex vai ter no Espírito Santo um Estado de referência para que possamos desenvolver trabalhos focados no aumento das exportações e que possam servir de modelo para gente replicar em outros estados”, comentou Jorge Viana, Presidente da Apex Brasil.

Também participaram do evento, secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos,  Felipe Rigoni, dirigentes da Associação dos Produtores de Cafés Especiais do Caparaó-Apec, Associação de Produtores de Cafés Especiais das Montanhas do Espírito Santo-Acemes, Cooabriel, Natercoop, Coopbac, Fazenda Venturim, Associação Nacional dos Exportadores de Pimenta e Especiarias, Suzano Papel e Celulose, Espírito Cacau, Instituto Ampliê, Movimento ES em Ação e Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Espírito Santo (Fetaes).

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 08h03 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 30°

Wed 31°C 20°C
Thu 30°C 20°C
Fri 28°C 20°C
Sat 28°C 20°C
Sun 32°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes