
A Quarta-feira de Cinzas, celebrada nesta quarta-feira (22), marca o início da Quaresma para os católicos, período de 40 dias em que a Igreja se prepara para celebrar a Páscoa do Senhor, que lembra a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Na mesma data, também é lançada Campanha da Fraternidade, que neste ano tem como tema “Fraternidade e Fome” e o lema se encontra em Mateus 14:16 “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Em Cachoeiro de Itapemirim, fiéis participaram da celebração presidida pelo Bispo Diocesano Dom Luiz Fernando Lisboa, na Catedral de São Pedro às 9 horas.
Durante a homilia, Dom Luiz Fernando comentou sobre o significado do tempo de Quaresma e da conversão.
“São 40 dias de reflexão até a noite da ressurreição. A oração, o jejum e a esmola serão as práticas penitenciais propostas para esse tempo que poderão abrir os nossos corações, a nossa mente, o nosso entendimento para um encontro pessoal e renovador com Jesus Cristo crucificado e ressuscitado”.
Ao citar o tema da Campanha da Fraternidade, o religioso falou da importância de meditar sobre o assunto e citou doação de alimentos como um gesto concreto de solidariedade.
“Pela terceira vez, somos convidados a meditar sobre a realidade trágica e vergonhosa da fome. Em 1975, em 1985 e agora em 2023, nos colocamos diante desse grande desafio, desse grande mal social”.
“Nesse caminho quaresmal, nós precisamos cobrar e dar respostas ao flagelo da fome. Respostas do poder público que deveria oferecer condições de trabalho, renda e vida digna à todos, mas também fazer nossa parte como católicos e nos abrir a caridade, evitar o desperdício, não jogar fora a comida, em penitência – por exemplo – deixar de comer carne, mas doar este alimento as pessoas que precisam”.
A Campanha da Fraternidade surgiu em 1964 como uma proposta da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) à igreja Católica para celebrar a Quaresma. Além das orações e do jejum, o objetivo é “exercitar a caridade associada à reflexão e ação sobre um tema específico”.
Em 1964, o primeiro tema da Campanha da Fraternidade foi “Igreja em Renovação”. Depois, a cada ano, um novo assunto ligado foi designado para que os católicos pensassem e agissem.
Partilha, reconciliação, saúde, trabalho, justiça, família, esperança e até tráfico humano já foram tema. Em 2023, onde uma pesquisa da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, divulgada em junho do ano passado, revelou que 33,1 milhões de pessoas não têm o que comer diariamente no país, a fome volta a pautar as reflexões.
São Paulo Governo de SP envia à Alesp maior proposta orçamentária da história com R$ 411,2 bilhões para 2027
São Paulo Governo de SP cria prêmio Professor Nota 1.000 em reconhecimento à excelência de profissionais da rede estadual
São Paulo Outubro Rosa: Carreta de Mamografia chega ao Brás para ampliar acesso ao diagnóstico do câncer de mama na Grande São Paulo
São Paulo Benefícios das áreas de descanso transformam a rotina dos caminhoneiros nas rodovias paulistas
São Paulo DER-SP espera 16,7 milhões de veículos nas rodovias estaduais durante o feriado de Aparecida
São Paulo Boletim 04/10 – 19h50 – Defesa Civil de SP mantém apoio a cidades afetadas e alerta para mais chuvas até terça (6)
São Paulo Boletim 04/10 – 14h – Defesa Civil de SP mobiliza ajuda para atender cidades atingidas por forte chuva no oeste e monitora avanço no estado
São Paulo Defesa Civil de SP monitora chuva forte no oeste paulista e envia 12 alertas à população
São Paulo Palácio dos Bandeirantes recebe novas obras para a exposição ‘Vistas e Paisagens: Lugares Imaginários’ Mín. 21° Máx. 30°