Friday, 19 de April de 2024
20°

Tempo nublado

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Saúde Saúde Pública

Prefeitura de Cachoeiro oferta 3,2 mil exames do colo do útero

No mês da mulher

09/03/2023 às 14h24
Por: Cidade na Rede Fonte: A Redação
Compartilhe:
Prefeitura de Cachoeiro oferta 3,2 mil exames do colo do útero

Neste mês de março, período de maior atenção na prevenção do câncer de colo uterino, a Secretaria de Saúde de Cachoeiro disponibiliza 3,2 mil vagas para exames preventivos, para diagnóstico da doença.

Para ter acesso ao exame, basta que a mulher procure a unidade básica de saúde mais próxima de casa, com documentos de identificação e cartão do SUS, para agendamento da coleta de material para análise e instruções sobre o procedimento.

O preventivo deve ser feito periodicamente por toda mulher que tem ou já teve vida sexual, principalmente, as que têm entre 25 e 59 anos. Inicialmente, o exame tem que ser realizado anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, pode passar a ser feito a cada três anos.

“É importante que as mulheres estejam cientes da necessidade de realizar o exame preventivo de colo de útero, e nossas equipes estão trabalhando incansavelmente para conscientizá-las sobre essa questão, bem como sobre muitos outros cuidados essenciais para prevenir doenças e promover uma vida mais saudável”, destacou o secretário de Saúde, Alex Wingler.

Dia D

No dia 25, que será em um sábado, a Secretaria de Saúde realizará o Dia D da campanha, em que todas as unidades de saúde funcionarão, das 7h às 12h, disponibilizando 640 vagas para a realização do exame preventivo. Além de gerar maior mobilização, o objetivo é facilitar o acesso ao serviço às mulheres que, por motivo de trabalho ou outros, não consigam fazer a marcação durante a semana, no horário de funcionamento das unidades.

Confira algumas atividades do mês para as mulheres

Quarta (8)

  • Unidade do Bairro Parque das Laranjeiras – Local: Salão da Igreja São Francisco de Assis – 8h – ação de Graça, seguindo com um Café da Manhã, sorteios, palestras da Equipe da Saúde sobre Março Lilás, marcação de consultas, exames e aferição de pressão.
  • Casa Rosa – 13h – Sala de espera “O poder do sorriso: faça do seu sorriso sua maior força”.

Sexta (10)

  • Casa Rosa – 7h – Sala de espera “Saúde mental da mulher moderna”.

Dia 25

  • Unidade Básica Do Bairro Vila Ric – de 7h às 12h – iniciando com Sala de espera seguindo de coleta de citopatológico de rastreio; Solicitação de Mamografia (conforme Protocolo de MS); Solicitação de exames laboratoriais
  • Unidade Abelardo Machado – De 07:00 as 12:00 horas: Ação de Coleta de preventivo – Sala de Espera com o tema; “ Combate ao Câncer de Colo Uterino e a Importância de realização de Exame Preventivo”, aferição de pressão e Glicemia.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 23h03 - Fonte: ClimaTempo
20°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 24°

Sat 25°C 18°C
Sun 26°C 16°C
Mon 29°C 18°C
Tue 30°C 20°C
Wed 31°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes