Thursday, 28 de March de 2024
23°

Chuvas esparsas

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Educação Educação

Colégio Delta implementa programa bilíngue na grade horária

O ensino de idiomas na grade curricular pode desenvolver habilidades sociais e culturais dos alunos. Compreendendo esse cenário, o Colégio Delta pa...

09/03/2023 às 20h50
Por: Cidade na Rede Fonte: Agência Dino
Compartilhe:

O ensino de língua estrangeira nas escolas pode ser um importante complemento na formação educacional de crianças e jovens. A aprendizagem de um segundo idioma é capaz de influenciar no desenvolvimento da comunicação, a expansão dos horizontes culturais e, ao se considerar o futuro, a ampliação de oportunidades no mercado de trabalho. 

Segundo a Secretaria de Educação do Estado, os alunos do ensino público dispõem de 160 unidades do Centro de Estudo de Línguas (CEL), que contemplam cursos de inglês, espanhol, alemão, francês e mandarim, além de atividades voltadas para estrangeiros que gostariam de aprimorar sua comunicação em língua portuguesa. O objetivo é preparar os alunos para um mundo cada vez mais globalizado, em que a fluência em outras línguas é uma habilidade essencial.

No ensino privado, as escolas bilíngues têm se destacado no mercado educacional. A Associação Brasileira de Estudo Bilíngue (Abebi) constatou que, entre os anos de 2014 e 2019, a cidade de São Paulo oferecia 71 escolas bilíngues e 8 internacionais. Essas instituições oferecem aulas de inglês e de outras línguas desde os primeiros anos da educação infantil até o ensino médio, proporcionando uma imersão no universo de outra língua, tendo assim um impacto significativo no aprendizado.

Acompanhando esse cenário, o Colégio Delta, fundado em 1986, no bairro de Santana, zona norte de São Paulo, vem progredindo nas práticas de ensino bilíngue. A escola oferece educação para alunos do infantil ao ensino médio, com base em um projeto pedagógico contemporâneo e com visão para o futuro. Já no ensino de língua inglesa, oferece aulas com metodologias ativas, que incentivam a participação dos alunos e tornam as aulas mais dinâmicas.

Uma das estratégias adotadas pelo Colégio Delta para fortalecer sua identidade bilíngue foi a alteração do nome dado ao segmento infantil da escola: antes chamado de Deltinha, o espaço de aprendizado para crianças de até 5 anos agora se chama Delta Kids. A mudança simboliza a constante aproximação de práticas comuns do ensino regular com aquilo que uma escola bilíngue pode oferecer.

Com uma equipe docente treinada e capacitada, os alunos do ensino infantil terão, em todos os dias da semana, aulas de língua inglesa. Além disso, a escola oferece programas de capacitação e formação continuada para seus professores, garantindo que estejam sempre atualizados com as novas tendências e metodologias de ensino.

Por fim, o Colégio Delta inclui em seus projetos de desenvolvimento e expansão um foco principal no que diz respeito ao ensino bilíngue para todas as idades, mas, principalmente, infantil. A instituição frequentemente investe também em infraestrutura e recursos tecnológicos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 18h02 - Fonte: ClimaTempo
23°
Chuvas esparsas

Mín. 21° Máx. 27°

Fri 28°C 22°C
Sat 27°C 22°C
Sun 27°C 22°C
Mon 29°C 19°C
Tue 30°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes