Friday, 26 de April de 2024
25°

Chuvas esparsas

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Agricultura Imposto

Governo do ES propõe reduzir ICMS do café conilon

De 12% para 7%

14/03/2023 às 10h16
Por: Cidade na Rede Fonte: A Redação
Compartilhe:
Governo do ES propõe reduzir ICMS do café conilon

Baixar a atual alíquota de ICMS do café conilon dos atuais 12% para 7% é  a meta do Governo do Espírito Santo, que alinhado ao Governo de São Paulo,  decidiu apresentar a proposta durante reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) no dia 31 de março.

O objetivo é baixar ao mesmo patamar do imposto recolhido para o café arábica.

No encontro de lideranças empresariais e políticas realizado em São Paulo, o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, apresentou detalhes da movimentação.

“É importante deixar claro aos milhares de produtores de conilon do nosso estado que estamos juntos nessa busca, para equiparar e criar simetria entre as duas alíquotas. Estamos empreendendo uma articulação entre os estados, para garantir que a redução seja aprovada pelo Confaz, que é a instância, o órgão responsável para tal definição”, disse Ricardo Ferraço.

Ele continuou: “estivemos pessoalmente com o governador de São Paulo, Tarcísio Freitas, que nos garantiu adesão ao pleito, e estamos negociando com Bahia e Rondônia, outros estados produtores. A cafeicultura de conilon é um patrimônio social e econômico do Espírito Santo e sempre contará com nosso apoio.

A comitiva de empresários capixabas que esteve em São Paulo na última semana, em busca de investimentos para o Estado, contou também com a presença do presidente da Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel, Luiz Carlos Bastianello. Ele é dirigente da maior cooperativa de café conilon do Brasil, que em 2022 recebeu 2.043.928 sacas de café e fechou o ano com 7.270 produtores cooperados.

“Queremos ratificar essa mensagem de esperança e agradecer o empenho com que o Governo do Estado vem trabalhando essa pauta. Estamos confiantes que teremos êxito na avaliação do Confaz. É importante reconhecer e destacar a dedicação pessoal e institucional com que esse tema está sendo trabalho”, completa Bastianello.

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Espírito Santo é o maior produtor de café conilon do Brasil, responsável por aproximadamente 70% da produção nacional. A cultura está presente em cerca de 40 mil propriedades rurais, em 63 municípios, com 78 mil famílias produtoras, gerando aproximadamente 250 mil empregos diretos e indiretos.

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 10h02 - Fonte: ClimaTempo
25°
Chuvas esparsas

Mín. 21° Máx. 25°

Sat 28°C 19°C
Sun 31°C 19°C
Mon 31°C 20°C
Tue 29°C 19°C
Wed 30°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes