Tuesday, 16 de April de 2024
21°

Tempo nublado

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Saúde Saúde Pública

Associação luta por mais máquinas de hemodiálise e por hospital dos rins

Em Cachoeiro

16/03/2023 às 09h08
Por: Cidade na Rede Fonte: A Redação
Compartilhe:
Associação luta por mais máquinas de hemodiálise e por hospital dos rins

Aumentar o número de máquinas de hemodiálise e a construção de um hospital geral para rins são duas das principais lutas dos portadores de doenças renais de Cachoeiro de Itapemirim.

Para registrar a passagem do Dia Mundial dos Rins, comemorado anualmente na segunda quinta-feira do mês de março, o radialista Antônio Geraldo esteve nesta quarta-feira (15) na Câmara Municipal representando a Associação de Renais Crônicos e Transplantados de Cachoeiro de Itapemirim, da qual é diretor.

Geraldo sofre de insuficiência renal e há um ano e sete meses faz hemodiálise três vezes por semana. Ele falou das dificuldades enfrentadas pelos pacientes do sul do estado.

O radialista afirmou que existem cerca de 30 mil pacientes no Brasil dependentes de máquinas de hemodiálise, enquanto aguardam doação de rim.

Em Cachoeiro, onde existem apenas 38 máquinas, 312 pessoas fazem o tratamento, muitas delas vindas de outros municípios do sul do estado. Entre eles há pacientes que sofrem também com doenças como a diabetes, além de muitos idosos, acamados e amputados.

Um dos maiores problemas dos renais crônicos, segundo Geraldo, é justamente o número reduzido de máquinas em Cachoeiro, o que torna necessário que moradores da cidade tenham que ir a Guaçui, Guarapari ou Vitória pelo menos três vezes por semana, durante anos, para fazer o tratamento. Ele mesmo, contou, fez o tratamento em Guaçui durante um ano, e apenas há sete meses conseguiu vaga em Cachoeiro.

Com relação ao hospital, Antônio Geraldo desta que hoje o Hospital Meridional, em Cariacica, é o único do estado especializado em doenças renais e transplantes. “Estamos buscando uma agenda com o governador para mostrar a ele a necessidade de construir esse hospital em nosso município”, afirma.

O presidente da Câmara, Brás Zagotto, colocou a Casa à disposição para mais esta luta dos renais crônicos, e diz que os vereadores já trabalham pelo aumento do número de máquinas de hemodiálise.

Os vereadores Mestre Gelinho (PSDB) e Paulo Grola (PSB), inclusive, anunciaram ter conseguido uma emenda parlamentar junto à ex-senadora Rose de Freitas para a aquisição de 20 máquinas para a Santa Casa de Cachoeiro.

Geraldo ainda convidou os vereadores a visitarem e apoiarem a Associação, hoje presidida por Fátima Mendes.

Ele lembrou que, entre os pacientes de Cachoeiro, cerca de trinta são pessoas carentes, que necessitam até mesmo de cestas básicas, e recebem o apoio de seus colegas.

Para finalizar, ele fez um alerta sobre os perigos da doença, e sugeriu que todos façam o exame de creatinina para verificar as condições de seus rins. O exame, afirmou, custa cerca de R$ 20 apenas, e pode evitar que a doença seja descoberta já em estágio avançado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 05h02 - Fonte: ClimaTempo
21°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 28°

Wed 29°C 19°C
Thu 29°C 20°C
Fri 22°C 20°C
Sat 25°C 19°C
Sun 26°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes