Moradores que vivem próximos às encostas da rua Jerônimo Ribeiro, bairro Amarelo, passam a ter uma sensação de tranquilidade maior. A prefeitura concluiu as obras de contenção de encostas, que tem como objetivo evitar desmoronamentos e desastres.
Foram quase 10 mil metros quadrados de taludes revestidos com geocomposto, técnica usada pela primeira vez em Cachoeiro.
Muros de arrimo, canaletas de drenagem e novas calçadas com arborização também foram construídos no local. O investimento em toda a obra foi de cerca de R$ 6 milhões, com recursos da operação de crédito firmada para execução de projetos estruturantes no município.
Para a moradora Zeli Barbosa, que reside na região, a obra trouxe mais segurança para quem mora e transita na via. “A gente tinha medo desse morro desabar, agora, eu me sinto muito mais tranquila”, afirmou.
De acordo com a Secretaria Municipal de Obras (Semo), as obras de contenção de encostas alcançarão 17 pontos do município, sendo que cinco deles estão situados no bairro Amarelo e já foram concluídos. O investimento total é de R$ 13 milhões.
Esses locais foram selecionados após um mapeamento da Defesa Civil de Cachoeiro, que levantou as principais áreas de risco que necessitam desse tipo de intervenção.
No próximo mês, está previsto o início dos serviços em encosta na avenida Mauro Miranda Madureira (rodovia do Valão).
“Essas intervenções são essenciais para prevenir deslizamentos de terra e garantir a integridade das famílias que vivem em áreas de risco. Além disso, as obras de contenção também contribuem para a valorização dos imóveis e para o desenvolvimento urbano da cidade”, destaca o prefeito Victor Coelho.
Sobre o geocomposto
A escolha pela aplicação de geocomposto de PVC se deu por ser um eficaz sistema de impermeabilização e proteção do solo contra intempéries.
O serviço tem início com a preparação da superfície para receber o material. Em seguida, a encosta recebe tela de aço e chapisco. Por fim, a área revestida é pintada.
Mín. 20° Máx. 34°