Sexta, 31 de Março de 2023
23°

Parcialmente nublado

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Geral Espírito Santo

Idaf discute adesão do Cointer ao Susaf/ES

Com adesão, agroindústrias de pequeno porte dos municípios consorciados poderão comercializar os seus produtos em todo Estado.

17/03/2023 às 18h05
Por: Cidade na Rede Fonte: Secom Espírito Santo
Compartilhe:

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), está viabilizando a adesão do Consórcio Público Intermunicipal para o Fortalecimento da Produção e Comercialização de Produtos Hortigranjeiros (Cointer) ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES). Com a adesão, as agroindústrias de pequeno porte registradas no serviço de inspeção do Cointer e que atendam aos requisitos necessários poderão comercializar seus produtos de origem animal em todo território capixaba.

De acordo com o diretor-presidente do Idaf, Leonardo Monteiro, a Gerência de Agroindústria de Pequeno Porte (Geapp) do instituto, já realizou diversas reuniões, além de auditoria prévia, de caráter orientativo, verificando documentação, procedimentos, auxiliando na elaboração do programa de trabalho e prestando todo suporte técnico, visando à adesão do Cointer ao Susaf/ES.

“Estamos buscando a colaboração com os consórcios para impulsionar o crescimento das agroindústrias no Estado. Em breve, será publicada uma Instrução Normativa que direciona as diretrizes para adesão ao Susaf/ES, via consórcio público de municípios. O fomento das agroindústrias representa não só a valorização da cultura local e do alimento de qualidade produzido na região, mas o desenvolvimento econômico, sendo um dos projetos prioritários do Governo do Estado”, disse Monteiro.

Segundo o secretário executivo do Cointer, Jorge Natali, com a adesão ao Susaf/ES, agroindústrias de pequeno porte de nove municípios consorciados poderão ser beneficiadas. “Estimularemos o crescimento de agroindústrias nos municípios que não possuem serviços municipais de inspeção, por meio do serviço de inspeção sério e qualificado do Cointer. Com isso, o capixaba terá uma variedade maior de produtos de qualidade produzidos no noroeste do Estado e consequentemente, os municípios e as agroindústrias terão aumento de arrecadação e vendas com a ampliação do comércio”, ressalta.

Em andamento

O Idaf também realizou reuniões com o Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável do Extremo Norte Capixaba (PRODNORTE) e com o Consórcio Caparaó Capixaba, que demonstraram interesse na estruturação do serviço de inspeção consorciado, para adesão ao Susaf/ES.

De acordo com a gerente de Agroindústria de Pequeno Porte do Idaf (Geapp), Erica Machado, o Susaf/ES é referência no cenário nacional pelo trabalho ágil e atencioso executado com os municípios e as agroindústrias de pequeno porte, o que ocasionou o aumento de 830% no número de empreendimentos incluídos no Susaf/ES nos últimos quatro anos.

Diante do histórico capixaba, representantes de consórcio municipal da Bahia visitaram o Espírito Santo na última semana, conhecendo agroindústrias incluídas no Susaf/ES e os procedimentos adotados pelo Idaf e pelos Serviços de Inspeção Municipais aderidos ao sistema. A partir dessa reunião, foi criado um grupo de estudos para intercâmbio de informações, tendo em vista que a Bahia ainda não conta com o Susaf, mas já trabalha com o fomento de agroindústrias, via consórcio público.

“A troca de conhecimentos tem nos ajudado a avançar ainda mais com esta demanda. Estamos trabalhando sempre com o intuito de valorizar, fomentar e permitir a regularização dos estabelecimentos de pequeno porte no solo espírito-santense”, conta a gerente Erica Machado.

O que é o Susaf/ES

É um sistema que tem por objetivo promover a equivalência entre os serviços de inspeção municipais (SIM) e o estadual (Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte – Siapp), harmonizando os procedimentos de registro, inspeção e fiscalização das agroindústrias de pequeno porte de origem animal do Estado. Na prática, isso significa que a comercialização desses produtos, inicialmente restrita ao município, poderá se estender ao Estado todo, desde que o município ou consórcio público de municípios tenha aderido ao Susaf/ES.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 20h02 - Fonte: ClimaTempo
23°
Parcialmente nublado

Mín. 20° Máx. 34°

Sáb 34°C 20°C
Dom 26°C 21°C
Seg 26°C 19°C
Ter 24°C 19°C
Qua 29°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes