Friday, 29 de March de 2024
21°

Tempo nublado

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Saúde Saúde Pública

Dois carros termonebulizadores vão atuar contra o mosquito da dengue

Em Cachoeiro

18/03/2023 às 06h39
Por: Cidade na Rede Fonte: A Redação
Compartilhe:
Dois carros termonebulizadores vão atuar contra o mosquito da dengue

Cachoeiro passa a contar com dois termonebulizadores no combate ao mosquito Aedes aegypti, trasmissor da dengue. Os equipamentos são acomplados a veículos e pulverizam uma solução que elimina o inseto na fase adulta.

O início da aplicação do produto está programado para a noite desta sexta-feira (17). Bom Pastor, Fé e Raça e Village da Luz serão os primeiros bairros atendidos.

O serviço chega para fortalecer as ações de bloqueio de transmissão da doença, em complemento ao trabalho de pulverização com bomba costal feito pelos agentes de combate às endemias.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), todas as ruas do município receberão o novo serviço, sendo atendidos com prioridade os bairros com maior número de casos notificados de dengue.

A aplicação será feita sempre no início da manhã e do período noturno, podendo ser adiado em caso de chuva. A Semus orienta que, quando o veículo passar, os moradores deixem as janelas e portas de suas residências abertas, para maior eficácia.

“O uso dos termonebulizadores é uma linha de combate ao Aedes que adotaremos em cenários mais críticos, de crescimento de casos notificados, como o que temos atualmente. Vem se somar a outras frentes permanentes de trabalho, como as visitas diárias dos agentes de endemias a residências e empresas, uso da bomba costal e ações educativas”, explica o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

O secretário ressalta que, mesmo com esse reforço, os cuidados preventivos da população, em casa, continuam sendo fundamentais na luta contra o mosquito. “O momento exige que todos intensifiquem os esforços para eliminar criadouros do inseto. A maioria dos focos se encontra nos domicílios. Cada um precisa fazer sua parte”, adverte.

Mais seguro que o fumacê

A Semus ressalta que, diferente do fumacê convencional, a solução aplicada a partir dos termonebulizadores não prejudica a saúde humana. Entretanto, quem tem animais de estimação deve adotar cuidados, como recolher ou lavar potes de água e comida dos pets. Também é necessário que criadores de aves e abelhas as protejam da exposição ao inseticida.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 06h02 - Fonte: ClimaTempo
21°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 28°

Sat 29°C 22°C
Sun 29°C 22°C
Mon 29°C 20°C
Tue 29°C 20°C
Wed 26°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes