Thursday, 28 de March de 2024
21°

Tempo nublado

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Geral Acidente

Dois pilotos estrangeiros sofrem acidente de parapente em Castelo

E um deles morre

23/03/2023 às 10h12
Por: Cidade na Rede Fonte: A Redação
Compartilhe:
Dois pilotos estrangeiros sofrem acidente de parapente em Castelo

Dois pilotos estrangeiros sofreram acidente entre o final da manhã e o início da tarde desta quarta-feira (22) após saltar da Rampa de Ubá, localidade de Patrimônio de Ouro, em Castelo. Uma das vítimas é um espanhol de 45 anos que foi resgatado com vida. O outro, o suíço Dan Morand, 35 anos, não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo.

Os dois atletas participavam de uma competição internacional, quando ocorreram os acidentes. No local, acontece a 1ª Etapa da Copa do Mundo de Parapente.

Com relação à queda do piloto suíço Dan Morand, o Corpo de Bombeiros foi acionado por pessoas que viram o acidente. No entanto, por ser um local de difícil acesso, a equipe do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer-ES) foi chamada para ajudar no resgate.

“Por não se saber inicialmente a situação de saúde da vítima, seguimos com uma equipe de resgate em local de difícil acesso e uma segunda equipe na configuração aeromédica (Notaer e Samu) a fim de agilizar a prestação de socorro médico especializado, se fosse necessário”, destacou o chefe da Seção de Comunicação do Notaer, major Pablo.

Após sobrevoo, a equipe conseguiu localizar a vítima. No local foi constatado o óbito do piloto, que apresentava ferimentos generalizados graves.

Inicialmente o Notaer tentou retirar o corpo do local, mas a posição em relação ao paredão rochoso impediu a aproximação da aeronave, colocando o voo sob extremo risco.

Então, a estratégia adotada foi fazer um sobrevoo com os militares do Corpo de Bombeiros para verificar um ponto de acesso terrestre e na sequência os bombeiros fizeram a retirada do corpo.

O sobrevivente

Durante a operação para localização e retirada do corpo do primeiro atleta acidentado, um segundo competidor, o espanhol, se acidentou e acionou ajuda. A queda também ocorreu em local de difícil acesso.

“Neste segundo caso, o resultado foi feliz. Conseguimos localizar e retirar, com uso do equipamento cesto”, explicou major Fábio. Segundo ele, o atleta não apresenta ferimentos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 02h02 - Fonte: ClimaTempo
21°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 27°

Fri 28°C 22°C
Sat 27°C 22°C
Sun 27°C 22°C
Mon 29°C 19°C
Tue 30°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes