Wednesday, 24 de April de 2024
23°

Tempo limpo

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Meio Ambiente Preservação

Programas de preservação ambiental da BRK

Ajudam a recuperar 78 hectares de floresta

23/03/2023 às 10h14
Por: Cidade na Rede Fonte: A Redação
Compartilhe:
Programas de preservação ambiental da BRK

Um total de 78 hectares de mata atlântica foram recuperados no Sul do Estado por meio do plantio de 55 mil mudas de espécies nativas. Esse foi o resultado de dois programas da BRK Ambiental – Programa Rio Vida Florescer e Sementes, este último em parceria com a Flona de Pacotuba e que foi divulgado nesta terça-feira, 21 de abril, Dia Internacional das Florestas.

O Programa Rio Vida Florescer, criado em 2002, tem como objetivo recuperar áreas degradadas no município, proteger o meio ambiente e aumentar a qualidade de vida da população.

“Além do plantio de mudas, nós tivemos o cuidado de proteger as nascentes. O compromisso inicial era recuperar 30 hectares. Mas avançamos com o passar dos anos e fazemos um acompanhamento contínuo”, ressaltou o coordenador de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente (QSSMA) da BRK em Cachoeiro, Paulo Breda.

A parceria com a Flona de Pacotuba existe desde 2015 com o Programa Sementes, que criou um banco de sementes florestais de espécies nativas de modo a recompor regiões degradadas ao longo da bacia do rio Itapemirim.

Todo o trabalho envolve a área da Floresta Nacional de Pacotuba, Unidade de Conservação com aproximadamente 450 hectares de Mata Atlântica, localizada na Rodovia João Domingos Zago, em Pacotuba, e que há anos tem a BRK como membro do Conselho Consultivo.

“Com as atividades do Programa Sementes, fomos além do plantio de mudas. O trabalho consiste em marcar algumas árvores da Flona, avaliar o seu estado, se está sadia, se produz bons frutos e como estão essas sementes. Em seguida, recolhemos as sementes, fazemos as mudas no viveiro e levamos para a área que precisa se reflorestada”, detalha Paulo Breda.

Segundo o coordenador, o programa contribuiu para aumentar a área verde, beneficiando também a fauna do entorno, já que a prioridade é o plantio de árvores frutíferas nativas.

“Há ainda benefícios como a contenção, o manejo do solo e a captura de carbono. Quanto maior a área verde, menor o nível de carbono na atmosfera, facilitando a infiltração da água no solo e diminuindo o risco de assoreamento de rios, córregos e nascentes. Por fim, há todo um benefício para a água chegar nos imóveis das pessoas. Uma floresta saudável resulta na captação de uma água de melhor qualidade, facilita o processo de tratamento do recurso e traz segurança hídrica”, pontua Paulo Breda.

A consultora ambiental do Programa Sementes, Aline Lobato, afirma que na Flona de Pacotuba são plantadas espécies como jequitibá-rosa, gonçalo-alves, bandarra, cutieira e ipês. Conforme o tempo passa, as árvores crescem e já é possível ver algumas com cerca de 15 metros de altura.

“Depois da coleta de sementes no interior da Flona, elas são enviadas para o viveiro da Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo) para produção de mudas para plantio na própria Flona e para atender ao projeto Pacto pelas Águas. Um dos desafios do programa é envolver cada vez mais pessoas e instituições para fortalecer as ações já executadas”, diz Aline.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 20h19 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo limpo

Mín. 20° Máx. 31°

Thu 30°C 20°C
Fri 27°C 20°C
Sat 26°C 21°C
Sun 31°C 20°C
Mon 31°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes