Wednesday, 24 de April de 2024
24°

Tempo limpo

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Geral Espírito Santo

Transparência: Idaf disponibiliza dados geoespacializados de licenças ambientais

Iniciativa foi executada em parceria com o Geobases.

31/03/2023 às 17h40
Por: Cidade na Rede Fonte: Secom Espírito Santo
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo

Em mais um passo no processo de transparência das informações, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) disponibilizou, em seu site oficial, dados referentes às camadas que reúnem as licenças ambientais emitidas pelo órgão. As informações estão disponíveis no Sistema Integrado de Bases Geoespaciais do Estado do Espírito Santo (Geobases).

De acordo com o subgerente de licenciamento ambiental do Idaf, Gabriel Hector Fontana, essa atualização é complementar à disponibilização de outros dados, que já estavam à disposição da população. “Essa é mais uma entrega para fortalecer o compromisso do Idaf com a transparência das informações ambientais geradas pelo Instituto e facilitar o acesso a dados geoespacializados. Neste momento, foram disponibilizadas as licenças de barragens e de atividades agropecuárias, além da dispensa de licenciamento para barragens. A parceria com o Geobases foi essencial para concretizar esse avanço”, destacou Fontana.

Até o momento, estão mapeadas 650 licenças de barragens, 13.438 cadastros de dispensas de licenciamento de barragens e 5.092 licenças para as atividades licenciadas pelo Idaf (exceto barragem).

O coordenador do Geobases, Giuliano Grigolin, explica que a ferramenta pode ser utilizada para monitoramento ambiental, pesquisas, planejamento pelas prefeituras e outros órgãos de governo. “Os serviços web e as ferramentas disponíveis na nova plataforma Geobases versão 3.0 permitem ao usuário realizar diversas consultas, medições de áreas, filtros nos dados tabulares, comparação entre camadas, construções de dashboards, entre outras funcionalidades, subsidiando diversas atividades de gestão”, explicou Grigolin.

O Idaf conta com outras camadas publicadas no Geobases, como os processos de legitimação de terras devolutas para imóveis rurais e urbanos no Estado do Espírito Santo, os limites municipais e distritais e imagens históricas do extinto Grupo de Erradicação e Racionalização da Cafeicultura do Instituto Brasileiro do Café (IBC-Gerca), da década de 1970.

As informações podem ser consultadas em: https://idaf.es.gov.br/dados/licenciamentoambiental.

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação do Idaf

Francine Castro/ Rafaely Lyra Walter

(27) 99237-5308

imprensa@b3.com.br

Assessoria de Comunicação do IJSN

Eduardo Rabello

(27) 3636-8066 / 99892-5291

comunicacao@ijsn.es.gov.br

%fim-post%
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 18h09 - Fonte: ClimaTempo
24°
Tempo limpo

Mín. 20° Máx. 31°

Thu 30°C 20°C
Fri 27°C 20°C
Sat 26°C 21°C
Sun 31°C 20°C
Mon 31°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes