Friday, 29 de March de 2024
21°

Tempo nublado

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Geral Espírito Santo

Idaf orienta responsáveis técnicos de granjas sobre reforço dos cuidados com plantel avícola

Reunião reuniu responsáveis técnicos de aproximadamente 50 granjas.

31/03/2023 às 17h40
Por: Cidade na Rede Fonte: Secom Espírito Santo
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) esteve reunido, na última terça-feira (28), com responsáveis técnicos de aproximadamente 50 granjas do sul do Estado, entre médicos-veterinários e equipe administrativa. O objetivo foi reforçar as medidas preventivas necessárias para ampliar a segurança do plantel diante dos casos de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) registrados na América Latina.

O encontro foi conduzido pelo médico-veterinário do Idaf Tiago Assad Nakano, e contou com a presença do coordenador do Programa de Sanidade Avícola do Idaf, Leandro Marinho, que destacou a necessidade dessa vigilância, sobretudo na conjuntura atual. “Até este momento, não há registro da IAAP no Brasil, mas como há ocorrências muito próximas à fronteira, é fundamental que sejam reforçadas as medidas de biosseguridade adotadas pelas granjas”, alertou Marinho.

Tiago Nakano enfatizou sobre a imprescindibilidade de manter o telamento dos galpões íntegros, a desinfecção de veículos em funcionamento e o isolamento dos núcleos com cercas, além de evitar qualquer tipo de visitas desnecessárias na produção. “Neste momento, é importante sermos ainda mais exigentes, pois o prejuízo com a introdução da doença é inestimável”, destacou Nakano.

Na ocasião, os responsáveis por uma integradora do setor destacaram que os cuidados foram redobrados, como desinfecção dos calçados, uso de botas exclusivas em cada núcleo, bloqueio de visitas nos aviários e manutenção de cal na entrada, uso de roupas descartáveis além das orientações constantes e conscientização dos envolvidos na cadeia de produção.

De acordo com a responsável técnica Graciele Muniz Valani, que coordena uma integradora que envolve cerca de 50 estabelecimentos avícolas, a dinâmica de orientação dos médicos-veterinários oficiais foi muito importante. “Tivemos a oportunidade de analisar os pontos de melhoria que precisam ser implementados em ambas as partes, com foco na coordenação de informações para notificação e envio de documentos e gestão de processo. O encontro entre os setores é um fortalecimento para garantir a qualidade, segurança e bem-estar dos animais”, pontuou Graciele Valani.

O médico-veterinário Leandro Marinho também alertou para a obrigatoriedade de notificação imediata ao Idaf em caso de suspeita de enfermidade nos animais, de modo que possam ser adotadas as medidas necessárias de pronto-atendimento para mitigar os impactos socioeconômicos de uma eventual ocorrência da doença em aves de produção comercial.

A doença

A influenza aviária de alta patogenicidade é uma doença viral altamente contagiosa e fatal que afeta aves domésticas e silvestres com graves consequências ao comércio internacional de produtos avícolas. Também pode ser transmitida para humanos, no entanto, não é transmitida pela carne de aves nem pelo consumo de ovos.

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação do Idaf

Francine Castro/ Rafaely Lyra Walter

(27) 99237-5308

imprensa@b3.com.br

%fim-post%
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 06h02 - Fonte: ClimaTempo
21°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 28°

Sat 29°C 22°C
Sun 29°C 22°C
Mon 29°C 20°C
Tue 29°C 20°C
Wed 26°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes