
O fogo dos maçaricos e o tamanho dos balões impressionam as famílias que chegam à Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Todo mundo de olhos atentos, esperando o voo desses gigantes dos ares. Mas para subir, o tempo e o vento precisam estar perfeitos. É o que explica o presidente da Confederação Brasileira de Balonismo, Johnny do Balão. "O balão depende muito da meteorologia e esse final de semana nós estamos sendo agraciados por uma meteorologia perfeita, que deixa esse espetáculo ainda mais maravilhoso pro público", afirma o balonista.
Para os brasilienses que acompanharam a abertura do Circuito Cultural de Balonismo, realizada nesta sexta-feira (31), foi pura diversão. A produtora cultural Cláudia Alves levou levou os dois filhos pra assistir à subida dos balões, aproveitar os brinquedos infantis e lanchar. "Achei muito interessante poder ver os balões de perto e entender como é o funcionamento. Meus filhos também adoraram, até porque o espaço tem brinquedos infláveis e área de alimentação. Por ser um evento gratuito, é um espaço bem democrático". A filha dela, Ana Luisa Alves, de 15 anos, disse que foi a primeira vez que viu os balões de perto e adorou. "Não imaginava que eles fossem tão grande e bonitos, bem coloridos. Adorei!".
Nesse domingo (2), o evento segue com a programação dos balões, além de apresentações musicais, estandes de artesanato e praça de alimentação. A expectativa dos organizadores é receber, por dia, de quatro a cinco mil pessoas. O evento é realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec) em parceria com a Organização da Sociedade Civil (Osc) Associação Luta pela Vida.

De acordo com San Thor Oliveira, organizador e parceiro da Associação Luta pela Vida, inicialmente foram sorteadas para subir no balão 15 pessoas que se inscreveram pelo perfil do evento no instagram. Mas a procura foi tão grande, que eles tiveram que abrir novas vagas também por sorteio na rede social. "Esses voos cativos são feitos entre às 17h e 19h. Cada voo dura em torno de dez, cinco minutos. Mas quem quiser pode vir pra assistir, os balões vão ficar expostos e a galera pode ver a montagem deles, pode tirar foto", explicou. Outra atração é o show de luzes dos balões iluminados a noite, intitulado Night Glow, formando imagens dentro do balão.
Entre as atrações musicais, no sábado o destaque é para Rubinho Gabba, com músicas do Coldplay; e no domingo a banda Let it Beatles faz uma homenagem aos Beatles.
Domingo (2):
13h às 20h: Feira de Artesanato, Alimentação, Área Kids
17h às 18h: Voos
18h às 19h: Night Glow
18h às 20h: Show Let It Beatles
20h: Encerramento das atividades
São Paulo Estação Tatuapé da CPTM recebe ação para prevenção ao HIV e outras ISTs nesta quinta-feira (18)
São Paulo Estação da Luz da CPTM recebe ação com psicoterapeutas nesta quinta-feira (18)
Desenvolviment... Minerais críticos: Governo de Minas atrai novo investimento de R$ 150 milhões no Vale do Jequitinhonha
São Paulo CPTM expande teste de pagamento por Pix para todas as estações da Linha 10-Turquesa
São Paulo Fundo Social e Centro de Integração da Cidadania abrem inscrições para cursos gratuitos
Governo Governo de Minas assina acordo para regularização fundiária em Paulistas, no Vale do Rio Doce
São Paulo Iniciativa da CDHU regulariza contratos e melhora condições de financiamento habitacional
São Paulo São Paulo amplia cooperação com outros estados em estratégia de descapitalização do crime organizado
Infraestrutura Governo de Minas projeta R$ 34 milhões para reconstrução de instituições de ensino na Zona da Mata após temporais Mín. 14° Máx. 24°
