Friday, 26 de April de 2024
21°

Tempo nublado

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Meio Ambiente Fiacalização

Policia Ambiental intensifica ações de combate ao desmatamento

No Sul do Estado

08/05/2023 às 08h59
Por: Cidade na Rede Fonte: A Redação
Compartilhe:
Policia Ambiental intensifica ações de combate ao desmatamento

A Polícia Ambiental anunciou que intensificou nos últimos dias a fiscalização a desmatamentos ilegais no Sul do Estado, incluindo a Região do Caparaó.

Na tarde desta quinta-feira (4), uma equipe do 2° Pelotão da 4° Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental autuou um homem de 49 anos por realizar corte raso de árvores nativas do bioma da Mata Atlântica sem autorização do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).

O corte raso, segundo a Polícia Ambiental, ocorre quando há remoção total de vegetação nativa e é considerado uma prática ilícita, quando não autorizada.

Toda ação decorreu através de informações repassadas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), de que na localidade de Córrego Pouso Alto, no distrito de Pequiá, zona rural do município de Iúna estaria ocorrendo o ato ilícito.

Durante as diligências, com auxílio de imagens de satélite e de GPS de precisão, os militares puderam constatar que a área onde foi realizado o corte raso, possui 5,3 hectares, com característica de estágio inicial e médio de regeneração, e que parte do material lenhoso ainda se encontra no local, com indícios de queimada, denotando a intenção de realizar a ocultação da materialidade do crime.

Após concluídas todas as mensurações e análise das informações obtidas, o responsável pela propriedade foi autuado com o embargo da área e multa no valor de R$ 33.789,89, além de responder criminalmente pelo ilícito praticado contra o meio ambiente, conforme o Art. 38-A da Lei Federal 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais) com previsão de pena de detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

Denúncias devem ser realizadas através do Disque Denúncia – 181 ou pelo site https://disquedenuncia181.es.gov.br.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 19h02 - Fonte: ClimaTempo
21°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 25°

Sat 28°C 19°C
Sun 31°C 19°C
Mon 31°C 20°C
Tue 29°C 19°C
Wed 30°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes