Thursday, 28 de March de 2024
27°

Tempo nublado

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Agricultura Colheita

Aberto oficialmente o período de colheita do Café Conilon no Estado

O evento que marcou o início simbólico aconteceu nesta terça-feira (16)

17/05/2023 às 16h46
Por: Cidade na Rede Fonte: A Redação
Compartilhe:
Aberto oficialmente o período de colheita do Café Conilon no Estado

O período de colheita do café conilon no Espírito Santo está aberto oficialmente no estado. O evento que marcou o início simbólico aconteceu nesta terça-feira (16), no sítio Soraya, localidade de Córrego das Araras, em Jaguaré, no Norte do Estado, com presença do governador em exercício e secretário de Estado do Desenvolvimento, Ricardo Ferraço.

“O café Conilon é uma realidade, levando tecnologia, inovação e desenvolvimento para o interior do nosso Estado. Sabemos dos cuidados com a lavoura, por isso nossos profissionais do Incaper estão no dia a dia, sol a sol ao lado do produtor rural, transferindo informações e conhecimentos. Essas são ferramentas fundamentais para superação dos nossos desafios”, pontuou.

Ferraço destacou que, além do maior produtor do no País, o Espírito Santo está se transformando no maior polo de processamento e industrialização do café Conilon.

“Não queremos apenas ficar exportando o café verde, mas queremos também industrializá-lo para gerar maior valor agregado para o Estado. Não é sem razão que as indústrias de café estão vindo para cá em função da nossa condição logística e pela posição geográfica. Estamos atentos para que os elos da cadeia do café Conilon possam se fechar. O governador Renato Casagrande me delegou a tarefa de cuidar do desenvolvimento e não há como fazê-lo sem olhar para a agricultura, que é uma força econômica e fonte de estabilidade social”, disse.

Para 2023, a produção de Conilon no Estado está estimada em 11.460 milhões de sacas – uma redução de 7,3% em relação à safra anterior, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Em 2022, a safra foi considerada uma das maiores de todos os tempos, portanto já era esperada uma pequena redução para este ano.

Mesmo com a previsão de redução, a safra capixaba para 2023 ainda será uma das maiores já registradas. As perdas no Conilon foram mitigadas graças ao uso das boas práticas agrícolas, principalmente, pela utilização da prática de irrigação nas lavouras.

“O Espírito Santo é uma referência nacional e mundial na produção de café, sendo responsável por três a cada quatro sacas de Conilon produzidas no País. Somos o único Estado do Brasil que produz, em quantidade e com qualidade, as duas espécies de café que são consumidas no mundo. E este momento de início de colheita é muito importante para o Estado, já que a cafeicultura capixaba gera cerca de 400 mil empregos diretos e indiretos, e está presente em mais de 75 mil das 108 mil propriedades agrícolas do Estado”, destacou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

No ano passado, a área do Conilon no Espírito Santo foi de 259,174 hectares, o que rendeu uma média de 47,7 sacas por hectare. Para este ano, a previsão é de 261.921 hectares e 43,8 sacas por hectare.

Momento da colheita

A recomendação técnica para iniciar a colheita do café é quando se observa na lavoura o maior percentual de frutos maduros, objetivando obter um maior rendimento e qualidade dos grãos. Deve-se esperar que, pelo menos, 80% dos frutos estejam maduros.

A Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), por meio da Gerência de Dados e Análises aponta que, nesta safra, há uma expectativa de redução de aproximadamente 13% na produção total, causada por fortes ventos em duas ocasiões: uma antes da colheita e a segunda antes da florada. As baixas temperaturas no período das floradas e um pequeno período de seca e alta temperatura entre janeiro e fevereiro possivelmente ocasionaram esse decréscimo na produção.

Para nortear as atividades da cafeicultura capixaba e aumentar a produção com sustentabilidade, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, vai lançar na próxima semana o Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cafeicultura. O plano conta com a participação de representantes dos diversos elos que compõem a cadeia produtiva do café no Estado.

O programa é estruturado nos eixos de governança, sustentabilidade, tecnologia, social e agregação de valor, visando inserir o Espírito Santo como uma das principais origens de cafés no mundo, sendo reconhecido como referência em produtividade e bem-estar das famílias produtoras.

Além das novas estratégias que estão sendo traçadas por meio do programa, o Estado já dispõe do maior portfólio tecnológico de Conilon no mundo, com um estoque de tecnologias disponíveis e recomendadas pelos órgãos técnicos para o alcance destas metas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 12h02 - Fonte: ClimaTempo
27°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 27°

Fri 28°C 22°C
Sat 27°C 22°C
Sun 27°C 22°C
Mon 29°C 19°C
Tue 30°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes