
A 26ª Expocafé começou nesta quarta-feira, 17/5, no Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) em Três Pontas. Realizadora do evento, a Epamig, em parceria com diferentes instituições, aposta em espaços como a Expocafé Mulheres, Produtor Inovador e Aromas e Sabores para debater temas relevantes para a atividade como equidade, oportunidades tecnológicas e preparo e consumo de café.
A programação da 3ª Expocafé Mulheres propõe debates acerca do tema “Fortalecimento de Lideranças Femininas na Cafeicultura”. Na tarde desta quarta-feira, o primeiro painel teve como convidadas Silvana Novais, gerente da Mulher, do Jovem e da Inovação, do Sistema Faemg/Senar; Miriam Monteiro de Aguiar, da Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA) Brasil; e Francielly Lasmar Balduíno, da Fundação Neumann do Brasil. A apresentação ficou a cargo da professora do IF Sudeste, Danielle Baliza.
O encerramento contou com uma rodada de conversa com a participação de lideranças femininas na cafeicultura, com mediação da pesquisadora da Embrapa Café, Helena Maria Ramos Alves, uma das idealizadoras do evento. “Nosso primeiro desafio foi mapear e mostrar que existem mulheres trabalhando e gerindo propriedades cafeeiras no Brasil. Em 2017, identificamos quase 90 mil mulheres dirigindo ou co-dirigindo fazendas de café. Nosso desafio é comprovar que as mulheres não apenas ajudam, também lideram e chefiam. Queremos igualdade de oportunidades e direitos”, enfatizou.
Produtor Inovador
A programação do estande Produtor Inovador foi aberta, também nesta quarta-feira, pelo secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento , Thales Fernandes, e pela diretora-presidente da Epamig, Nilda Soares, que destacou a preocupação da Empresa em levar inovações e resultados de pesquisas recentes aos cafeicultores mineiros.
“A Epamig tem uma série de pesquisas realizadas para mitigar os efeitos que aceleram as mudanças climáticas que afetam diretamente a agropecuária. Nesse sentido, temos buscado, por exemplo, auxiliar nossos produtores a obterem o selo de certificação Carbono Zero para suas fazendas de café”, ressaltou. “Outra questão importante são as inovações para reduzirem o uso de agrotóxicos. Por isso, a Epamig também tem desenvolvido trabalhos com uso de inimigos naturais das pragas do café”, completou a diretora-presidente.
Logo após, começaram as atividades do Hub Conecta Day, com a apresentação da vice-presidente da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), Carmem Lúcia Chaves. “Temos hoje mais de 70 mil produtores associados, que estão divididos em 11 categorias de membros e espalhados por 14 estados brasileiros”, comentou. Outros tópicos abordados foram as diferenças nas produções de cafés especiais das diversas regiões de Minas Gerais e a importância de os cafeicultores estarem atentos aos movimentos de mercado, conhecendo bem a qualidade de seus produtos e buscando associações, cooperativas e certificações.
Aromas e Sabores
O Espaço Aromas e Sabores iniciou as atividades na manhã desta quarta-feira. Durante a tarde, ocorreu a primeira oficina sensorial do estande, realizada pela equipe do Núcleo de Estudos em Qualidade, Industrialização e Consumo de Café (QI Café), da Universidade Federal de Lavras (UFLA). A atividade “Métodos de Preparo da Bebida”, apresentou quatro formas diferentes de preparo de um mesmo café (V60, prensa, Kalita e Globinho), abordando as diferenças sensoriais de cada uma delas na xícara. Os participantes tiveram a oportunidade de saborear a bebida e sentir os distintos perfis apresentados por cada método.
Até sexta-feira
O cafeicultor que visita a feira tem a oportunidade de conhecer novidades em maquinários de grande e pequeno porte e em insumos apresentadas por 145 expositores. Em campo durante as dinâmicas de máquinas é possível acompanhar o desempenho de alguns dos equipamentos. Além de poder acompanhar a sequência da programação nos espaços Expocafé Mulheres, Produtor Inovador e Aromas e Sabores.
São Paulo Defesa Civil de SP alerta para possibilidade de chuva com raios e rajadas de vento neste domingo (4)
Geral Campanha busca engajamento para reduzir desperdício de alimento
São Paulo Desafio Global de Sustentabilidade está com inscrições abertas a graduandos e pós-graduandos da América do Sul
Geral Sorteio da Mega-Sena será neste sábado; prêmio é de R$ 82 milhões
São Paulo Fim de semana de eleições terá reforço no policiamento, escolta e guarda das urnas eletrônicas e ocorrências monitoradas em tempo real em SP
São Paulo Defesa Civil alerta para possibilidade de chuva forte e isolada a partir de domingo em São Paulo
São Paulo Transporte público metropolitano será gratuito nos dias de votação nas eleições 2026 em SP
São Paulo Mais de 32 mil eleitores surdos no estado de SP têm suporte em Libras para as Eleições 2026; veja como funciona
São Paulo Bilhete Edmonson se despede em ação interativa com passageiros do Metrô de SP Mín. 19° Máx. 21°