
O Senado aprovou nesta quarta-feira (17) o nome de Luiz Fernando Corrêa para diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Corrêa obteve 43 votos a favor e cinco contrários, além de duas abstenções. A indicação de Corrêa já havia sido aprovada na Comissão de Relações Exteriores (CRE), no último dia 4 de maio. Ex-delegado da Polícia Federal (PF), Corrêa havia assumido o comando da instituição no segundo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Luiz Fernando Corrêa nasceu em 1958, no município de Santa Maria (RS). Formou-se em direito em 1986 pela Universidade do Rio Grande. Ele iniciou sua carreira policial em 1980. Corrêa é delegado aposentado e, entre outras funções, atuou como diretor-geral da Polícia Federal entre 2007 e 2011. Além disso, de 2003 a 2007, ocupou o cargo de secretário nacional de Segurança Pública no Ministério da Justiça.
Criada em 1999, a Abin é um órgão da Presidência da República e está vinculada à Casa Civil. A agência fornece ao presidente da República e aos ministros informações e análises relativas à segurança do Estado e da sociedade. Cabe à Abin analisar situações e ameaças relacionadas à proteção das fronteiras nacionais, ao terrorismo, à proliferação de armas de destruição de massa, à segurança das comunicações e à defesa do meio ambiente.
* Com informações da Agência Senado
São Paulo Defesa Civil de SP alerta para possibilidade de chuva com raios e rajadas de vento neste domingo (4)
Geral Campanha busca engajamento para reduzir desperdício de alimento
São Paulo Desafio Global de Sustentabilidade está com inscrições abertas a graduandos e pós-graduandos da América do Sul
Geral Sorteio da Mega-Sena será neste sábado; prêmio é de R$ 82 milhões
São Paulo Fim de semana de eleições terá reforço no policiamento, escolta e guarda das urnas eletrônicas e ocorrências monitoradas em tempo real em SP
São Paulo Defesa Civil alerta para possibilidade de chuva forte e isolada a partir de domingo em São Paulo
São Paulo Transporte público metropolitano será gratuito nos dias de votação nas eleições 2026 em SP
São Paulo Mais de 32 mil eleitores surdos no estado de SP têm suporte em Libras para as Eleições 2026; veja como funciona
São Paulo Bilhete Edmonson se despede em ação interativa com passageiros do Metrô de SP Mín. 19° Máx. 21°