Thursday, 25 de April de 2024
29°

Parcialmente nublado

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Polícia Prisão

Prisões da Delegacia de Polícia de Presidente Kennedy reduzem em 91% os furtos de gado no município

Ressalta o delegado Thiago Viana

24/05/2023 às 07h05
Por: Cidade na Rede Fonte: A Redação
Compartilhe:
Prisões da Delegacia de Polícia de Presidente Kennedy reduzem em 91% os furtos de gado no município

O município de Presidente Kennedy registrou redução de 91% nos furtos de gado cometidos na cidade. Entre os dias 12 de maio de 2021 e 12 de maio de 2022, foram furtados 97 animais de produtores rurais do município, em 23 ocorrências. Entre 13 de maio de 2022 e 12 de maio de 2023, foram nove animais subtraídos, em seis ocorrências.

O titular da Delegacia de Polícia (DP) de Presidente Kennedy, delegado Thiago Viana, ressaltou que essa drástica redução tem um motivo: as prisões realizadas pela DP do município, que empenhou esforços para elucidar, de forma célere, os furtos cometidos na região.

“Identificamos dois tipos de furtos de gado ocorrendo na cidade. O primeiro, o furto em quantidade, é o que causa mais prejuízos, pois os criminosos levam 15, 20 cabeças de gado em uma única ação, usando caminhões e outros recursos. No segundo tipo, o criminoso abate e desossa um único animal ainda no pasto. Nossos levantamentos indicaram que o primeiro tipo era o que mais acometia as propriedades rurais de Presidente Kennedy e então priorizamos o furto em quantidade”, explicou o delegado Thiago Viana.

A investigação indicou que um grupo criminoso era responsável pelos roubos em quantidade. Dois homens, de 34 e 41 anos, foram identificados como líderes deste grupo, sendo considerados indivíduos violentos. Em maio de 2022, os dois foram presos em uma ação que contou com o apoio da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e essas prisões desestimularam o grupo a continuar na região.

“Nossa investigação já havia identificado outros envolvidos, inclusive receptadores, mas após a prisão dos líderes o grupo se desintegrou, os criminosos saíram da cidade e não houve mais relatos de furtos em grandes quantidades em Presidente Kennedy. No período de um ano após as prisões, tivemos seis ocorrências de subtração de gado no município, que totalizaram nove animais furtados”, explicou o delegado.

Prejuízos e prisões

Os furtos cometidos pelo grupo criminoso geraram prejuízos a ponto de provocar ameaças anônimas. Em dezembro de 2021, moradores ficaram tensos após circular a informação de que alguém tinha distribuído cartazes ameaçando ladrões e receptadores de gado.

Apesar do alarde, nenhuma ocorrência de ameaça foi registrada na DP de Presidente Kennedy e nem houve a confirmação de que algum cartaz com ameaças tenha sido encontrado na cidade. No entanto, a Delegacia tomou conhecimento das supostas ameaças por meio da imprensa local.

Na época, as investigações já estavam em andamento e, cinco meses depois, os cabeças do grupo foram presos. Entre os crimes atribuídos a eles está o furto de três vacas matrizes de alto padrão, avaliadas em cerca de 50 mil reais.

“Atualmente, as ocorrências de subtração de gado são casos pontuais. Entretanto, isso não significa que os policiais civis de Presidente Kennedy não estejam atentos. Todos os casos são apurados e as vítimas devem registrar o Boletim de Ocorrência para que os casos cheguem ao nosso conhecimento e possamos investigar”, orientou o delegado Thiago Viana.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 15h02 - Fonte: ClimaTempo
29°
Parcialmente nublado

Mín. 20° Máx. 29°

Fri 26°C 21°C
Sat 27°C 21°C
Sun 30°C 20°C
Mon 31°C 21°C
Tue 29°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes