
A Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual, está fortalecendo a fiscalização em postos de combustíveis, com a realização de um treinamento especializado para auditores fiscais. A ação é promovida em parceria com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
O treinamento “Fiscalização em Postos Revendedores Varejistas de Combustíveis” foi promovido nessa segunda-feira (29) e nesta terça-feira (30), de forma presencial, pela Gerência de Fiscalização (Gefis), e contou com a participação de 27 auditores fiscais. Agentes da ANP vieram ao Estado para ministrar a capacitação, prevista em Acordo de Cooperação Técnica e Operacional firmado com a agência reguladora.
O objetivo do treinamento é aprimorar os conhecimentos dos auditores fiscais e ampliar o escopo das ações de fiscalização em postos de combustíveis, abrangendo tanto aspectos tributários quanto regulatórios relacionados à qualidade do combustível. Com mais essa iniciativa, a Sefaz reforça os compromissos de proteger os interesses da sociedade capixaba, combater as fraudes e promover um ambiente de negócios mais justo e equilibrado.
A capacitação abordou diversos aspectos relacionados à fiscalização de postos de combustíveis, como legislação e panorama geral do segmento, verificação da situação cadastral, procedimentos para análises de qualidade dos combustíveis líquidos, além de regularidade fiscal e regulatória dos estabelecimentos.
"Com as informações e técnicas adquiridas no treinamento, poderemos identificar e combater de forma mais efetiva as irregularidades, garantindo a proteção dos interesses do Estado e dos consumidores capixabas”, ressaltou o auditor fiscal Marcelo Klafke, participante do curso.
Efetividade na arrecadação
O setor de combustíveis representa atualmente cerca de 13% da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Estado. "Capacitações e parcerias como essas são fundamentais para que a Receita Estadual possa melhor atuar na fiscalização, garantindo combustível de qualidade e recursos públicos para a população”, destacou o auditor fiscal e gerente de Fiscalização da Sefaz, Lucas Calvi.
A Supervisão de Combustíveis (SCOM) desenvolve uma rotina de monitoramento e fiscalização em postos ao longo do ano, como explicou a auditora fiscal e supervisora da SCOM, Roselene Maria Spavier. “Em 2022, foram realizadas diligências em 117 postos, sendo que 26 deles passaram por auditoria. Já em 2023, até o momento, foram diligenciados 60 postos, e onze deles foram auditados”, detalhou a auditora.
O chefe do Núcleo Regional de Fiscalização da ANP, Ary Sérgio de Souza Bello Júnior, lembrou que a Agência e a Sefaz sempre trabalharam em conjunto, desenvolvendo ações em parceria com o objetivo de monitorar e fiscalizar o mercado de combustíveis.
“Uma das principais fontes de arrecadação dos Estados é o recolhimento de impostos na venda de combustíveis. Dessa forma, torna-se imprescindível o acompanhamento da distribuição e comercialização por toda a cadeia. Esse treinamento visa a capacitar e atualizar os servidores da Fazenda com as novas regulamentações do setor”, complementou Bello Júnior.
São Paulo Obras de saneamento em SP ganham reforço tecnológico com cachorro robô para aumentar segurança
São Paulo Prova Paulista começa com versão inédita acessível para alunos da educação especial
São Paulo Polícia e MP de SP fazem operação contra esquema de tráfico e lavagem de dinheiro
Geral Sabesp demite funcionários após vazamento de gás no centro de SP
São Paulo SP transfere R$ 481 milhões em ICMS aos municípios paulistas
São Paulo Com alerta do Muralha Paulista, procurado por tráfico é preso em Valinhos
São Paulo São José dos Campos conquista o hexa dos Jogos Abertos da Juventude
São Paulo DER-SP destina mais de 100 mil m³ de fresa asfáltica a prefeituras, volume suficiente para pavimentar 150 campos de futebol
São Paulo Operação Fim da Linha: Polícia de SP prende 6 e apreende 16 kg de drogas em ônibus interestaduais na capital Mín. 19° Máx. 25°
