
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), estará presente com um estande no Espírito Santo Innovation Experience (ESX). O evento, que reúne startups, instituições e pessoas que dialogam com ideias inovadoras e desenvolvimento tecnológico, será realizado na Praça do Papa, em Vitória, entre esta sexta-feira (02) e o domingo (04).
Serão três dias de evento que contará com palestras com profissionais da tecnologia, rodas de conversa, estandes e oficinas para o público. Entre as palestrantes confirmadas está Kim Farell, Executiva do Tik Tok, que fará uma palestra sobre marketing na velocidade da cultura; e o co-fundador do PicPay, Diogo Roberte, que apresentará como a Inteligência Artificial, o blockchain e DAO’s quebrarão os modelos atuais de empresas e startups.
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, ressalta a importância do evento para o desenvolvimento do Estado ao apresentar ao público novas tendências de tecnologias. “No ano passado, a ESX reuniu mais de 17 mil pessoas em quatro dias de evento, apresentando novas tendências para diferentes públicos e setores. Mais uma vez, o evento trará novidades que potencializam e que têm capacidade de impulsionar ações inovadoras que ajudam no desenvolvimento do Espírito Santo. O público, com certeza, sairá do evento com novos conhecimentos e ciente dos avanços que o Governo do Estado promoverá”, salientou o secretário.
De acordo com a gerente de Economia Criativa (Gecria) da Secretaria da Cultura (Secult), Lorena Louzada, o evento é extremamente importante, pois a Secult vai poder contribuir e auxiliar com os participantes do encontro.
“A Secult também estará presente no ESX. Será uma oportunidade de o público conhecer mais as oportunidades que a cultura oferece. Teremos debates sobre a Lei de Incentivo, a Midiateca, o Hub e a Lei Paulo Gustavo. Um grande encontro dos produtores e criativos com o ecossistema de inovação”, enfatiza.
Além da Secti e da Secult, o estande do Governo do Estado apresentará as ações do Fundo de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), Instituto Jones Santos Neves (IJSN), Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas (Aderes). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifes) também vai expor no local como parceiro do Governo do Estado nesta área.
Serviço
Programação do estande do Governo do Estado na ESX:
Dia 02/06 (sexta-feira)
PALCO
11h - FapesTalk: Na trilha da inovação - da academia ao mercado;
13h30 - Stakeholders e a Lei de Incentivo à Cultura - Secult;
14h30 - Atendimento digital para os produtores rurais do ES - Seag;
16h - Inovações tecnológicas e acervos da Midiateca Capixaba - Secult;
17h30 - Pitch de Sucesso: Ronaldo Ribeiro (Jade Autism) - Secti;
19h - Inovações tecnológicas apoiadas pelo ICEPi para o SUS capixaba: PADTech, BioBone, 3sHealth, e-Rua e Gota de Vida.
Dia 03/06 (sábado)
PALCO
10h30 - Hub ES+ e Ecossistemas Territoriais Criativos - Secult e Secti;
14h - Aceleração de Iniciativas Públicas: o que aprendemos em três edições -Seger;
15h - Metodologia de Linguagem Simples: aproximando governo e cidadãos - Seger e Secult;
16h - Incubadoras Estaduais: Insight e Prosperas - Secti;
17h30 - Oportunidades Fapes: experiências e estratégias para participação em editais governamentais;
19h - Oportunidades para o setor do Audiovisual: implementação da Lei Paulo Gustavo no Espírito Santo - Secult.
Dia 04/06 (domingo)
PALCO
14h30 - Do PitchGovES ao StartupES: Startups e Governo Caminhando Juntos - Seger;
16h - Painel Drones: Sensoriamento remoto no monitoramento de pragas agrícolas & Utilização de Drones no Mapeamento de Áreas de Risco - Seag e IJSN.
São Paulo Defesa Civil de SP alerta para possibilidade de chuva com raios e rajadas de vento neste domingo (4)
Geral Campanha busca engajamento para reduzir desperdício de alimento
São Paulo Desafio Global de Sustentabilidade está com inscrições abertas a graduandos e pós-graduandos da América do Sul
Geral Sorteio da Mega-Sena será neste sábado; prêmio é de R$ 82 milhões
São Paulo Fim de semana de eleições terá reforço no policiamento, escolta e guarda das urnas eletrônicas e ocorrências monitoradas em tempo real em SP
São Paulo Defesa Civil alerta para possibilidade de chuva forte e isolada a partir de domingo em São Paulo
São Paulo Transporte público metropolitano será gratuito nos dias de votação nas eleições 2026 em SP
São Paulo Mais de 32 mil eleitores surdos no estado de SP têm suporte em Libras para as Eleições 2026; veja como funciona
São Paulo Bilhete Edmonson se despede em ação interativa com passageiros do Metrô de SP Mín. 19° Máx. 21°