
O Brasil pode começar 2021 com uma vacina contra a Covid-19 sendo aplicada. Essa é a previsão do infectologista e secretário estadual de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, em entrevista sobre o assunto à CNN neste domingo (6).
“A vacina do Instituto Butantan tem uma programação de término dos estudos ainda em outubro. Em novembro os resultados estarão disponíveis e em dezembro estaremos com 45 milhões de doses no Brasil. Os estudos só vão aguardar a chancela dos órgãos de vigilância sanitária, no caso a Anvisa. Se tudo der certo, teremos tudo pronto em dezembro, com início de vacinação já em janeiro”, disse.
“Todas as vacinas só serão liberadas pela Anvisa se tiverem passado e sido aprovada nas fases 1, 2 e 3”, ressalta, explicando como andam os testes na China. “A primeira dose produziu proteção em 92% dos pacientes. Quando receberam a segunda dose, 14 dias depois, elevou-se para 97%. Portanto quase 100% de quem tomou a vacina estava protegido.A vacina é extremamente segura e por isso o Butantan trouxe para o Brasil”.
A ordem de quem será vacinado primeiro ainda será definida, mas “muito possivelmente seguirá o mesmo ritmo e normativa [da vacina] para a gripe, aqueles grupos que tenham idosos, gestantes, profissionais de saúde”.
O secretário de Saúde respondeu ainda ao questionamento de um espectador se haverá vacina para todos ou uma corrida a clínicas particulares. “Ela vai ser distribuída pelo SUS de forma gratuita, ninguém vai pagar por essa vacina. O que queremos é salvar vidas. Quanto mais vacinas seguras existirem, melhor para todos”.
CNN
Saúde ICT.R oferece modalidades em cirurgia robótica em Urologia
Saúde Mercer, líder em pessoas e investimentos, adota marca Marsh
SAÚDE / Cachoeiro Novo Hospital do Câncer em Cachoeiro terá quase 400 vagas de estacionamento
Saúde Emagrecimento após os 35 anos exige olhar além da balança Saúde Coventry Incentiva Análise Mais Detalhada do Valor da Apólice Durante o Mês de Conscientização do Seguro de Vida O conhecimento das opções do mercado secundário pode ajudar os titulares de apólices e seus consultores a tomar decisões informadas em reposta às mudanças das necessidades financeiras.
Saúde Doença não pode impedir contratação de plano, decide TJ-SP Mín. 18° Máx. 28°