Thursday, 25 de April de 2024
25°

Chuvas esparsas

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Economia Negócios

Domos combinam aproveitamento da luz natural e maior conforto térmico

Evolução das claraboias, coberturas desse tipo ainda protegem contra os raios UV e ajudam a reduzir a conta de energia elétrica

02/06/2023 às 10h10
Por: Cidade na Rede Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Não é de hoje que os arquitetos e projetistas recorrem à iluminação natural. Construtores da Roma Antiga já projetavam igrejas e habitações com claraboias envidraçadas. Porém, com o avanço das tecnologias construtivas, agora o mercado conta com alternativas mais práticas, que combinam o aproveitamento da luz do sol, o conforto térmico e a facilidade de instalação.

Uma delas é o domo. Ainda que tenham um conceito similar ao das claraboias - permitir a passagem de luz -, os domos podem oferecer benefícios adicionais. No caso dos fabricados pela catarinense Planefibra, a sobreposição de uma telha superior incolor e uma inferior leitosa, ambas de compósitos, cria um bolsão de ar, elemento que contribui para isolar o ambiente.

"Além de oferecer naturalidade na difusão da luz do dia, o que permite a dispersão mais homogênea, nossos domos reduzem de forma significativa a absorção do calor externo. Isso resulta em mais conforto e maior economia de energia elétrica com a climatização do espaço", detalha Valério Heuchling, gerente comercial da Planefibra.

Denominado Termoplan, o domo da Planefibra conta ainda com camada dupla de filme poliéster, material que protege contra os raios ultravioleta. "Em paralelo, há elevado índice de passagem de luz branca, tornando o ambiente mais iluminado", salienta Heuchling.

O produto da Planefibra foi lançado em 2018 e, de lá para cá, já fez parte de construções de galpões industriais, universidades e centros de distribuição, inclusive em outros países, como Paraguai e Peru.

"A instalação dos domos Termoplan é bastante simples, pois o sistema de fixação é em onda alta, sem a necessidade de calços. Essa característica também dá maior segurança e estanqueidade à cobertura", completa o gerente comercial da Planefibra.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 09h03 - Fonte: ClimaTempo
25°
Chuvas esparsas

Mín. 20° Máx. 29°

Fri 26°C 21°C
Sat 27°C 21°C
Sun 30°C 20°C
Mon 31°C 21°C
Tue 29°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes