Saturday, 20 de April de 2024
19°

Tempo nublado

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Geral Desenvolvimento Econ

Reunião técnica direciona ações concretas de promoção ao desenvolvimento integrado

Grupo de Trabalho 7 do Cosud foi conduzido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico

03/06/2023 às 09h00
Por: Cidade na Rede Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
Sede / Divulgação
Sede / Divulgação

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede)  liderou, nessa sexta-feira (2/6), em Belo Horizonte, os trabalhos do Grupo de Trabalho (GT) 7, com o tema Desenvolvimento Econômico. As atividades foram realizadas na Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) , espaço integrante do Circuito Liberdade , em Belo Horizonte.

Os participantes - divididos em subgrupos - discutiram temas pertinentes ao desenvolvimento econômico de Minas Gerais e seus respectivos estados em diferentes setores, de forma ampla e integrada. 

Comércio Exterior e Investimentos Internacionais 

Um dos primeiros a iniciar as discussões foi o subgrupo relacionado a Comércio e Investimentos Internacionais. Os presentes discutiram, dentre outras questões, a internacionalização dos estados integrantes do Cosud para o comércio exterior. Além disso, levantaram pontos relevantes sobre a atração de investimentos e uma maior participação do bloco em ações externas. 

João Paulo Braga, diretor-presidente da Agência de Promoção de Investimentos do Governo de Minas (Invest Minas) , avaliou que as discussões realizadas neste GT foram fundamentais para Minas Gerais, tendo em vista que representam "uma oportunidade de fortalecer a imagem do estado e do Brasil no exterior e, com isso, captar mais oportunidades de negócios por meio da união de esforços entre os estados que compõem o Cosud”.

Energias renováveis 

O segundo tema desenvolvido pela Sede teve como foco uma das mais importantes pautas da secretaria: energia.

Com o tema “Fomento à produção e a cadeia produtiva do biogás e biometano”, o grupo foi composto por integrantes de Minas, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Durante a reunião, entraram em pauta maneiras como os estados consorciados podem adotar práticas conjuntas para desenvolverem a cadeia produtiva deste tipo de energia - que é limpa, barata e renovável. Isso vai permitir a geração de mais empregos e renda nesta cadeia, incentivo à pesquisa, desenvolvimento e inovação, atração de investimentos e adoção de boas práticas regulatórias e legislativas. 

Emprego e renda em foco

O tema que norteou as discussões dos grupos de trabalho da edição mineira do Cosud foi a geração de emprego e renda. A pauta, carro-chefe das ações da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, contribuiu para o fortalecimento de políticas públicas capazes de impulsionar ações que impliquem na criação de novos postos de trabalho e melhoria da renda dos cidadãos de seis estados do Sul e Sudeste do Brasil. 

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, o Cosud é uma ótima oportunidade para fortalecer relações e ressaltar boas práticas da governança pública.

“Abordamos sobre energias renováveis e vários projetos para impulsionar ainda mais o setor, passando por biometano, hidrogênio verde, além de energia solar fotovoltaica, na qual Minas se destaca. Já em relação ao Comércio Exterior, avançamos no sentido de promover a atração de investimentos globais, com a intenção de criar um bloco do Cosud, a fim de levar para todo mundo a força de um Brasil que dá certo”, resumiu.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 02h02 - Fonte: ClimaTempo
19°
Tempo nublado

Mín. 17° Máx. 25°

Sun 26°C 17°C
Mon 29°C 18°C
Tue 30°C 20°C
Wed 31°C 20°C
Thu 28°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes