Saturday, 27 de April de 2024
21°

Tempo nublado

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Entretenimento Festival

Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins

Em julho

06/06/2023 às 10h50
Por: Cidade na Rede Fonte: A Redação
Compartilhe:
Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins

A 28ª edição do Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins, que acontecerá entre os dias 14 e 23 de julho, em Campinho, Sede do município, prepara uma programação diversificada que mesclam orquestras e atrações populares, com parcerias entre artistas nacionais consagrados e capixabas. Shows incríveis para aquecer o público no evento mais aguardado da temporada de inverno nas Montanhas Capixabas.

Na primeira noite (14 de julho), o palco do Festival receberá um encontro de estilos e talentos. Um dos destaques será o show “Lugar ao Som”, de Sandrera, com participações especiais de Landau e Zé Geraldo. Sandrera é um cantor e compositor que está na estrada desde o final dos anos 1990.

Com 25 anos de carreira, Sandrera celebra sua trajetória em um grande espetáculo que apresenta releituras de artistas que influenciaram sua caminhada, como Zé Geraldo, Belchior, Raul Seixas e Bob Dylan. Durante o show, o público terá a oportunidade de participar, cantando junto os sucessos de Sandrera, como “Tá Freud, Baía”, “Se Tudo Der Errado Eu Viro Hippie”, “Ofício”, “Querida Kika” e “Esmola”. O artista já dividiu o palco com grandes nomes da música brasileira, como Paulinho Pedra Azul, Bruno Caliman, Maurício Baia, Sylvio Passos, Rick Ferreira, Nô Stopa (filha de Zé Geraldo) e a DJ Vivi Seixas (filha de Raul Seixas) e foi convidado a participar da Maratona do Bem com a Orquestra do Sesi.

Na mesma noite, o Concerto da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses), regência do maestro Helder Trefzger, tendo como solista Wagner Tiso (piano), promete encantar o público. Wagner Tiso Veiga é músico, arranjador, regente, pianista e compositor. Nascido na cidade mineira de Três Pontas em 12 de dezembro de 1945, de família com origens ciganas do Leste Europeu, é filho de um bancário e de uma professora de piano, que o iniciou nos estudos musicais. Na década de 1960, Tiso participou dos grupos Sambacana, os conjuntos de Edison Machado e Paulo Moura, e Berimbau Trio.

Foi um dos fundadores do Clube da Esquina – um dos maiores movimentos musicais do país – em que Tiso tocou órgão, piano e arranjou músicas. Ao lado do cantor e compositor Milton Nascimento,

que conheceu ainda criança, em Três Pontas, juntos fizeram os estudos do acordeom e suas primeiras descobertas musicais. Vai ser imperdível. E não para por aí! Na noite de 15 de julho, Nano Vianna, cantor e compositor da banda Cinco Nós, apresentará o show “Desconstrusom”. Com uma proposta ousada, Nano Vianna trará novas roupagens para grandes canções de artistas renomados como Cássia Eller, Michael Jackson, Bon Jovi, Cartola, Adele e Caetano Veloso. Sua apresentação promete criar uma sinestesia inquietante e provocadora, oferecendo ao público uma experiência musical única. O único pedido do “Desconstrusom” para o público é: “Venham de corpo, mente e alma abertos”.

E para fechar a segunda noite de programação, o público vai se divertir ao embalo do rock nacional dos anos 1980. Sylvio Luiz do Rego Junior, conhecido como Sylvinho Blau Blau, está de volta ao Festival. Nascido no final dos anos 1950 em Copacabana, Rio de Janeiro, o cantor participou de várias bandas de rock nos anos 1970, junto com seu primo Fernando Sá, fundador do grupo Absyntho. Em 1984, o Absyntho lançou a música “Meu Ursinho Blau Blau”, que se tornou um grande sucesso. A banda também emplacou outros hits, como “Palavra Mágica” e “Só a Lua”. Após o fim do Absyntho, Sylvinho gravou discos solo, incluindo “Topete” em 1987 e “Trampolim” em 1995. Ele também lançou o álbum “Animal Faminto” em 1999. Sylvinho continua sua carreira solo, se apresentando em turnês e festas retrô, com um repertório que revive os sucessos do rock brasileiro dos anos 80.

Encontro de milhões

Um dos grandes destaques desta edição será o encontro musical inédito entre Macacko e Fernanda Abreu. No dia 20 de julho, eles se apresentarão juntos no show “Ele e Elas”, preparado exclusivamente para o evento. Macacko, reconhecido letrista da nova MPB, é um músico, artista e compositor capixaba com 27 anos de carreira. Ele foi considerado um dos destaques do Rock in Rio 2022 e promete uma apresentação especial com seus maiores sucessos, além de uma linda homenagem à rainha do rock Rita Lee, que morreu no último dia 08 de maio. Fernanda Abreu, conhecida como a “mãe do pop dançante brasileiro” e madrinha do Funk Carioca, é uma figura icônica na música brasileira. Em 2020, ela comemorou 30 anos de carreira com o lançamento do CD/DVD “Amor Geral (A)Live”. Juntos, Macacko e Fernanda Abreu irão misturar o rock capixaba e o funk carioca com muito swing, poesia e hits, proporcionando um show único e memorável.

“É uma honra poder retornar para o palco deste Festival que considero um dos mais importantes do Espírito Santo. Estamos preparando uma apresentação especial com nossos maiores sucessos, além de uma linda homenagem a nossa rainha e fonte inspiradora Rita Lee. Vai ser o encontro do rock capixaba com o funk carioca. “Ele e Elas” é um show inédito que viaja pela nossa trajetória. E nesse encontro teremos a oportunidade de tocar hits de diversas fases de Rita Lee, mostrando assim como ela continua influenciando gerações”, anuncia Macacko.

Além das atrações mencionadas, o Festival de Inverno de Domingos Martins contará com dezenas de apresentações musicais, entre orquestras, concertos, grupos sinfônicos e shows de talentos locais, estaduais e nacionais. O Palco Livre, espaço democrático musical de todos os estilos, volta em 2023 ao seu formato original com apresentações individuais e de grupos durante o Festival, na rua mais charmosa de Domingos Martins, a Rua de Lazer.

O evento manterá também o seu compromisso com a formação e atualização musical de dezenas de músicos com a realização de oficinas musicais para o público geral e outras exclusivas para a comunidade martinense, ministradas por um corpo docente formado por profissionais renomados.

O time ainda está sendo fechado, sob coordenação pedagógica do maestro Eduardo Lucas, que possui vasta experiência no Projeto Vale Música Serra e na Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames).

A secretária Municipal de Cultura e Turismo de Domingos Martins, Rejane Entringer Ewald, diz estar animada com a realização do Festival deste ano. “Não temos mais as restrições da pandemia e com isso podemos ousar na programação artística com orquestras e bandas, muita música de alta qualidade, tanto erudita quanto popular, para encantar nossa comunidade, turistas e visitantes. Será um Festival incrível”.

O Festival Internacional de Música Erudita e Popular é uma realização do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, com organização da Prefeitura de Domingos Martins, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Mais detalhes da programação e a abertura das inscrições para as oficinas serão divulgados em breve.

Confirmados:

Sexta – Dia 14 de julho

Concerto da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses) com Wagner Tiso (piano)

Sandrera, Zé Geraldo e Landau

Sábado- Dia 15 de julho

Fames Jazz Band

Orquestra de Violões Cordas e Acordes

Nano Vianna

Sylvinho Blau Blau

Quinta-feira- Dia 20 de julho

Orquestra Pop Jazz Ifes

Fernanda Abreu e Macacko

Sábado- Dia 22 de julho

Orquestra vale música

Banda Sinfônica Vale Música

Domingo- Dia 23 de julho

Banda da Polícia Militar

Coloque na agenda!

28º Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins

Data: 14 a 23 de julho de 2023

Local: Campinho – Domingos Martins (ES)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 22h02 - Fonte: ClimaTempo
21°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 25°

Sun 31°C 19°C
Mon 31°C 20°C
Tue 29°C 19°C
Wed 30°C 19°C
Thu °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes