Thursday, 25 de April de 2024
20°

Parcialmente nublado

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Tecnologia Tecnologia

Empresas planejam iniciativas de gestão de pessoas em CSCs

Pesquisas apontam que as organizações desejam investir no desenvolvimento de sucessores para os líderes

06/06/2023 às 15h00
Por: Cidade na Rede Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
IEG
IEG

A Gestão de Gente é essencial nos CSCs (Centros de Serviços Compartilhados) para criar um ambiente de trabalho que promova o bem-estar e o desenvolvimento dos colaboradores, com o objetivo de reter talentos e impulsionar o crescimento da empresa. 

Segundo levantamento da MIA (Market Intelligence Application Shared Service), plataforma de dados sobre CSC do IEG (Instituto de Engenharia de Gestão), as organizações planejaram diversas iniciativas voltadas para a gestão dos funcionários de seus CSCs, destacando-se o desenvolvimento de sucessores para líderes por meio de um plano de sucessão, que é um dos principais focos para 64% das empresas analisadas.

De acordo com a responsável pela área de Inteligência de Mercado e Sócia do IEG, Lara Pessanha, identificar e desenvolver talentos internos com potencial de liderança garante uma transição eficaz e cultiva uma cultura organizacional que valoriza a excelência. 

"A implementação de um plano de sucessão para líderes é essencial, considerando a importância do papel que desempenham nas empresas, pois nem todas as pessoas possuem o perfil adequado para serem líderes. Por isso, as organizações precisam identificar e desenvolver talentos internos com potencial de liderança", disse, destacando que isso garante uma transição gradual, evitando lacunas na gestão.

Além disso, ações para aumentar o engajamento das equipes e intensificar treinamentos e capacitações, também foram apontadas por mais da metade dos CSCs. Segundo Pessanha, o engajamento é um fator relevante, pois a operação dos CSCs é altamente dinâmica, com uma rotina que demanda garantir o suporte aos negócios e, ao mesmo tempo, buscar sempre melhorias. 

"Nessa linha, os treinamentos também ajudam para que as pessoas estejam mais bem capacitadas e atualizadas em relação às novidades do mercado, garantindo a sustentabilidade e evolução do modelo", avalia.

O estudo também mostrou que a tecnologia é uma importante aliada quando o assunto é inovação, principalmente a Inteligência Artificial (IA), uma vez que a tendência tecnológica já tem sido encontrada em mais de 30% dos CSCs.

Para a responsável pela área de Inteligência de Mercado do IEG, a gestão de pessoas é um pilar fundamental tanto para os Centros de Serviços Compartilhados quanto para todas as empresas, pois potencializa a capacidade humana, estimula a inovação e contribui para a obtenção de melhores resultados. "Dessa forma, planejar e executar iniciativas que ajudem a fortalecer esse pilar internamente contribui positivamente para o equilíbrio dos demais fatores que são essenciais para um CSC, como satisfação do cliente e excelência nos processos, por exemplo", finaliza.

Para saber mais, basta acessar: https://ieg.com.br/

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Veja também
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 06h03 - Fonte: ClimaTempo
20°
Parcialmente nublado

Mín. 20° Máx. 29°

Fri 26°C 21°C
Sat 27°C 21°C
Sun 30°C 20°C
Mon 31°C 21°C
Tue 29°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes