
O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves é uma das primeiras unidades no Brasil a receber o projeto “Impacto do treinamento simulado de Compressão Aórtica Externa (Exac) e Massagem Uterina no tratamento da hemorragia pós-parto”. A médica norueguesa Grethe Heitmann, coordenadora do projeto, esteve na unidade hospitalar ministrando aulas e treinamentos práticos, nessas terça-feira (13) e quarta-feira (14).
“O projeto é vinculado à Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e teve o apoio e incentivo do Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação (CEPI) do Hospital Dr. Jayme. O objetivo do projeto é implantar duas manobras para manejo da hemorragia pós-parto, a fim de elevar a capacidade dos profissionais da saúde e reduzir a mortalidade materna”, explicou a gestora da Maternidade de Alto Risco do Hospital Dr. Jayme, Ericka Chisté.
A hemorragia pós-parto é uma das principais causas de mortalidade materna em todo o mundo. Diante dessa realidade, a médica norueguesa Grethe Heitmann tem se dedicado a desenvolver estratégias eficazes para combater essa complicação obstétrica.
“Enquanto médica anestesista, eu me questionava sobre como reduzir os casos de hemorragia pós-parto. As técnicas foram aprimoradas ao longo de anos e, agora, podemos treinar e capacitar profissionais em todo o mundo e salvar a vida de mais mulheres”, completou Grethe Heitmann.
Durante os encontros, a médica ministrou palestras e workshops, apresentando as mais recentes pesquisas e abordagens no manejo da hemorragia pós-parto. Sua vasta experiência e vivência em diferentes contextos permitiram que ela trouxesse insights para a equipe de profissionais da Maternidade de Alto Risco do Hospital Dr. Jayme. Além disso, a profissional norueguesa destacou a importância da identificação precoce dos fatores de risco e da adoção de medidas preventivas adequadas.
“Estamos aqui para aprender. Quanto mais conhecimento adquirimos, melhor será o nosso trabalho. A visita da doutora Grethe Heitmann foi um momento significativo na nossa jornada de combate à hemorragia pós-parto. Com o intercâmbio de conhecimentos e a disseminação de melhores práticas, é possível vislumbrar um futuro em que a hemorragia pós-parto seja cada vez mais prevenida e tratada de forma eficaz, salvando vidas maternas e garantindo um melhor cuidado para as mulheres durante a gravidez e o parto” destacou a coordenadora médica da Maternidade de Alto Risco do Hospital Dr. Jayme, Rosângela Maldonado.
São Paulo Operação Fim da Linha: Polícia de SP prende 6 e apreende 16 kg de drogas em ônibus interestaduais na capital
São Paulo Polícia Militar prende suspeito de furtos a residências em Presidente Prudente
São Paulo Maior investimento por habitante do país: veja o que está sendo feito no saneamento básico de Praia Grande
São Paulo Governo de SP vai ouvir municípios em pesquisa de bem-estar animal
São Paulo Desestatização da Sabesp possibilitou expansão dos investimentos para atender as comunidades mais pobres do estado
São Paulo Estudo do MIT sobre São Paulo aponta que acesso universal ao saneamento impacta na geração de empregos e melhora do desempenho escolar Mín. 19° Máx. 25°
