
Cerca de 40 embarcações estão sendo aguardadas para a procissão marítima em comemoração ao Dia de São Pedro, nesta quinta-feira (29) em Anchieta. O evento religioso terá início às 12h no Porto de Cima, próximo à Colônia de Pesca.
Conforme os organizadores, os barcos são enfeitados antes da partida ao mar com bandeirolas, flores e outros apetrechos confeccionados artesanalmente pelas famílias dos pescadores.
O percurso marítimo reúne centenas de pessoas. A tradição do mar continua em terra firme com a chegada das embarcações ao porto, onde se inicia uma procissão a pé com a imagem do santo, considerado o padroeiro dos pescadores. Na sequência os devotos chegam até a igreja São Pedro, no centro da cidade, onde será realizada uma missa campal na praça que leva o nome do santo, a partir das 18h.
De acordo com o secretário de Pesca e Aquicultura, Júlio César Santana, a procissão tem autorização da Marinha e é coordenada pela pasta, que recebe as inscrições dos participantes. A Associação dos Armadores, Maricultores e Pescadores de Anchieta (Ampa) ajuda na organização.
Segundo informações da Secretaria de Pesca e Aquicultura, a procissão marítima é realizada há décadas em Anchieta, mas foi por volta de 1984 que ganhou mais adeptos e se tornou um evento grandioso abraçado por toda comunidade.
A Festa de São Pedro começou segunda-feira (26) e segue até o dia 3 de julho, com atividades religiosas e culturais e shows musicais.
Geral Sorteio da Mega-Sena será neste sábado; prêmio é de R$ 82 milhões
São Paulo Fim de semana de eleições terá reforço no policiamento, escolta e guarda das urnas eletrônicas e ocorrências monitoradas em tempo real em SP
São Paulo Defesa Civil alerta para possibilidade de chuva forte e isolada a partir de domingo em São Paulo
São Paulo Transporte público metropolitano será gratuito nos dias de votação nas eleições 2026 em SP
São Paulo Mais de 32 mil eleitores surdos no estado de SP têm suporte em Libras para as Eleições 2026; veja como funciona
São Paulo Bilhete Edmonson se despede em ação interativa com passageiros do Metrô de SP Mín. 19° Máx. 21°