Tuesday, 16 de June de 2026
19°

Tempo nublado

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Geral Geral

Sejus realiza capacitação para voluntários da assistência religiosa

Cerca de 60 voluntários que atuam nos presídios capixabas participaram do encontro.

11/07/2023 às 12h15
Por: Cidade na Rede Fonte: Secom Espírito Santo
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo

A Secretaria da Justiça (Sejus) promoveu, no sábado (08), uma capacitação para cerca de 60 voluntários que atuam com assistência religiosa nos presídios capixabas. O trabalho é desenvolvido pela Assessoria de Assistência Religiosa (ASRE) e o Grupo de Trabalho Interconfessional do Sistema Prisional (Ginter). 

Com o tema “Capacitação de Assistência Socioespiritual às Pessoas Privadas de Liberdade”, a ação foi realizada no salão da Paróquia Nosso Senhor dos Passos, em Cachoeiro de Itapemirim, com a presença de representantes de diversas entidades religiosas.

Realizada anualmente, a capacitação visa aprofundar o tema com os voluntários, apresentar metodologias e a fundamentação legal da atividade. A coordenadora do Ginter, Maria Jovelina Debona, explica que a Portaria nº 1.135-R, disciplina a assistência espiritual oferecida nas unidades prisionais do Estado.

“Não temos dúvidas que a assistência religiosa é uma ação importante no processo de reintegração das pessoas privadas de liberdade. As capacitações são necessárias para o melhor desenvolvimento das ações. Precisamos garantir a assistência religiosa aos apenados, conforme o que determina a Lei de Execução Penal e, ao mesmo tempo, desenvolver a atividade de maneira equilibrada, com segurança, respeito às crenças e à diversidade religiosa. Para que os voluntários atuem no sistema prisional, é fundamental atender a alguns requisitos de segurança estabelecidos”, disse Maria Jovelina Debona.

Atualmente, a assistência socioespiritual nas unidades prisionais é promovida por 2.630 voluntários cadastrados, distribuídos em 28 denominações religiosas.

Sobre o Ginter

O Ginter é composto por assessores teológicos que contribuem de forma voluntária com a Sejus para a assistência religiosa no sistema prisional, qualifica os voluntários que atuam nas unidades prisionais, também atua na ampliação da assistência espiritual oferecida nos presídios e articula os grupos religiosos cadastrados com a direção das unidades prisionais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 03h03 - Fonte: ClimaTempo
19°
Tempo nublado

Mín. 19° Máx. 25°

Wed 25°C 18°C
Thu 23°C 15°C
Fri 24°C 13°C
Sat 27°C 14°C
Sun 27°C 15°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio