Tuesday, 16 de June de 2026
19°

Tempo nublado

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Geral Geral

Funcultura: Artista promove oficinas gratuitas de desenho como parte da exposição “Poesia em Preto e Branco”

Realizadas por Renato Filho, as atividades acontecem sábado (15) e domingo (16), no Parque Estadual de Itaúnas, em Conceição da Barra.

11/07/2023 às 13h46
Por: Cidade na Rede Fonte: Secom Espírito Santo
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo

A exposição “Poesia em Preto e Branco”, de Renato Filho, chega à reta final e conta com uma novidade: além de apresentar suas telas, o artista também promove oficinas gratuitas de desenho. As atividades acontecem no Parque Estadual de Itaúnas, no sábado (15) e domingo (16), das 14h às 16h.

Interessados em participar das oficinas já podem se inscrever. Qualquer pessoa a partir de 10 anos está apta a fazer as oficinas. As inscrições podem ser feitas de forma presencial, na sede do parque, ou pelo e-mail do artista. Basta informar o nome completo, a idade e o número de telefone.

Depois de passar por Anchieta e Muqui, a exposição “Poesia em Preto e Branco” chega a Itaúnas a partir desta sexta-feira (14), com abertura às 20h, e seguirá aberta ao público para visitação até o dia 30 de julho. A abertura da exposição terá também apresentação musical de Crisley Silva.

 Oficina realizada em Anchieta (Foto: Divulgação)Oficina realizada em Anchieta (Foto: Divulgação)Oficina realizada em Anchieta (Foto: Divulgação)Realizada com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio do edital de artes visuais, da Secretaria da Cultura (Secult), a mostra reúne 20 telas em grafite sobre a “Nova Itaúnas”, registrando em lápis e papel o modo como a famosa vila litorânea de Conceição da Barra se reconstruiu após a antiga ser coberta pelas dunas de areia. As obras da exposição remetem à formação de uma nova vila, um novo traço, um novo conceito de beleza fundada no acabamento mais rústico como modernidade.

Com seus desenhos, Renato Filho conduz o espectador por uma estética que se propõe como alternativa ao modelo hegemônico da arte ocidental: traz à tona formas da cultura popular, uma tradição própria nativa na arte de construir casas do norte do estado, com fortes raízes indígenas não declaradas, bem como traços da cultura quilombola.

Sua admiração pela arquitetura se uniu à experiência e à paixão pelas artes plásticas. “A arquitetura é uma das áreas que mais gosto. Remete à minha infância, traz uma memória afetiva de quando era menino e meu pai e meu tio trabalhavam em construções no norte do estado. Passei a gostar e a ajudá-los nas atividades”, conta o artista, destacando que a técnica usada em suas telas – o desenho a lápis em papel – também remete à sua infância e juventude e ao seu início no mundo das artes.

Nas exibições anteriores, “Poesia em Preto e Branco” recebeu um público de mais de 500 visitantes, incluindo turistas de outros estados. Em Anchieta, a exposição ficou aberta ao público no Céu das Artes, em Guanabara, depois foi para o Instituto de Pesquisa e Conservação Marinha (IPCMar), rota da caminhada Passos de Anchieta. Já em Muqui, foi realizada no Centro Cultural Emanuel Brito Ribeiro, antiga estação ferroviária.

Renato Filho é artista plástico, cenógrafo, ilustrador e tem uma carreira de mais de 30 anos ligada à arte e à cultura popular. Entre outras obras, é o criador dos bonecos gigantes de Itaúnas, que encantam o carnaval local, do mural do Ticumbi que registra a cultura popular do norte do Espírito Santo, e também participou da criação da cidade cenográfica da Festa de São Pedro, de Vitória.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Juliana Nobre

(27) 3636-7111 / (27) 99753-7583 / (27) 99902-1627

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

%fim-post%
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 03h03 - Fonte: ClimaTempo
19°
Tempo nublado

Mín. 19° Máx. 25°

Wed 25°C 18°C
Thu 23°C 15°C
Fri 24°C 13°C
Sat 27°C 14°C
Sun 27°C 15°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio