Monday, 15 de June de 2026
29°

Tempo nublado

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Geral Geral

Funcultura: Cineclube El Caracol finaliza temporada com filme, culinária e música

A programação acontece neste sábado (05), a partir das 17h, no Centro de Vitória, com exibição do longa-metragem “La Llorona”, da Guatemala.

04/08/2023 às 12h30
Por: Cidade na Rede Fonte: Secom Espírito Santo
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo

O Cineclube El Caracol realiza a última sessão da temporada “Las Venas Abiertas” com exibição de filme, debate, degustação de quitutes latino-americanos e apresentações de música e dança. A programação acontece neste sábado (05), a partir das 17h, no Centro Cultural Triplex Vermelho, localizado no Centro de Vitória.

Na ocasião, será exibido o filme guatemalteco “La Llorona” (2019). Dirigido por Jayro Bustamante, o longa-metragem de ficção retrata um ditador paranoico, protegido por uma esposa feiticeira, que enfrenta a morte e a revolta de seu povo na Guatemala.

Depois da exibição, haverá um bate-papo sobre o filme e as questões por ele levantadas, junto com uma degustação de comidas típicas de diferentes países da América Latina. Na sequência, celebrando o encerramento da temporada, haverá apresentações de danças latino-americanas com o grupo Mamburé e de música com Belimar e Fábio do Carmo, Vander Costa e Baú de Salomé.

A temporada “Las Venas Abiertas” conta com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult). Ao todo, reúne sete filmes de países como Colômbia, Brasil, Haiti, México, República Dominicana, Bolívia, além da Guatemala, a maioria deles nunca exibidos no Espírito Santo. 

Em comum, os filmes de longa-metragem apresentam uma “estética da violência”, como dizem estudiosos do cinema, e proporcionam debates sobre questões políticas, sociais, econômicas, culturais e identitárias, proporcionando uma das funções fundamentais do cineclubismo, que é refletir criticamente sobre filmes e temas importantes provocados por eles. 

O título da temporada – “Las Venas Abiertas” – faz referência ao livro “As veias abertas da América Latina”, obra clássica do escritor uruguaio Eduardo Galeano, que ajuda a dissecar a exploração imperialista e das classes dominantes do continente.

O Cineclube El Caracol foi fundado em 2014 por agentes culturais capixabas e possui caráter itinerante, tendo realizado sessões cineclubistas em diversos municípios do Espírito Santo e até de outros estados, prezando por parcerias com movimentos sociais, culturais e comunitários.

Serviço:

Cineclube El Caracol

Temporada “Las venas abiertas”

Quando: 05/08 (sábado)

Horário: às 17h

Local: Triplex Vermelho, Praça Costa Pereira, Centro de Vitória

Entrada gratuita

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Juliana Nobre

Telefone: (27) 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583 

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

%fim-post%
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 12h03 - Fonte: ClimaTempo
29°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 30°

Tue 26°C 19°C
Wed 25°C 19°C
Thu 22°C 17°C
Fri 26°C 17°C
Sat 28°C 15°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio