Friday, 29 de March de 2024
25°

Chuvas esparsas

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Esportes Super Mundial que po

Super Mundial que pode ter Fla e Palmeiras

Fifa muda calendário

03/03/2021 às 15h25 Atualizada em 03/03/2021 às 15h31
Por: DoValle Fonte: uol
Compartilhe:
Super Mundial que pode ter Fla e Palmeiras

A direção da Fifa quebra a cabeça para encontrar uma data para o Super Mundial de Clubes com 24 participantes adiado em 2021 por causa da pandemia. O novo calendário elaborado este mês para o período de 2021 a 2024 não deixa espaço para a competição, mas mesmo assim internamente a cúpula da entidade insiste que o torneio sairá do papel. Como campeões das edições da Libertadores em 2019 e 2020, respectivamente, Flamengo e Palmeiras podem participar dependendo da data em que ocorrer. A Fifa enviou a seus filiados na segunda-feira (8) o seu calendário atualizado até 2024 com a inclusão de torneios continentais. E para meados de 2023, data que se imaginava que ocorreria o Mundial adiado.



Os meses de junho e julho terão eventos até 2024: em 2022 jogos classificatórios para a Copa-2022, em 2023 os torneios já citados de Ásia, África e Américas do Norte e Central e em 2024 a Eurocopa e a Copa América. O que fazer? Há propostas:

 

1) manter para meados de 2023 e tirar o torneio da China, que receberá a Copa da Ásia. Esse plano é visto como ruim dentro da entidade por dois motivos: os clubes estarão desfalcados de alguns atletas em suas seleções e já há pré-acordos comerciais firmados principalmente com empresas chinesas.

2) realizar o torneio em 2023 no fim do ano, entre novembro e dezembro. Problema aí é calendário, já que seria meio de temporada na Europa.

 

Já há uma briga entre as confederações e os clubes ricos com a possibilidade da criação de uma liga europeia fora da jurisdição da Fifa e da Uefa, que gerou reação dura das entidades com ameaça até de punição aos atletas.



CLASSIFICATÓRIO Mesmo com tudo isso a ideia se mantém em um torneio de 24 clubes, com ao menos oito europeus e seis sul-americanos. O critério de classificação ficará a cargo dos continentes, com uma exigência única da Fifa: que seja por critério técnico, não por convite. A Conmebol ainda não havia decidido como faria essas indicações para o torneio adiado que estava previsto entre 17 de junho e 4 de julho de 2021, mas era certo que os quatro últimos campeões da Libertadores entrariam. Por esse critério se o torneio de fato ocorrer em 2023 como projeta a Fifa, o Flamengo e o Palmeiras, campeões das edições da Libertadores em 2019 e 2020, respectivamente, estariam dentro.

A direção palmeirense, que está no Qatar para a disputa do Mundial-2020, recebeu inclusive essa sinalização. As duas últimas vagas da Conmebol seriam via Copa Sul-Americana ou de vice-campeões da Libertadores. Essas duas situações, entretanto, precisam passar por avaliação do Conselho da Conmebol já que pode levar até a realização de confrontos classificatórios, espécie de "pré-Mundial", o que pode ser dificultado pelo calendário já apertado no continente.

 

ENTRAVE A Fifa projeta prêmios milionários aos participantes do Super Mundial para convencer os europeus de que valerá a pena tirar parte das férias e da pré-temporada de seus jogadores, já que o plano é que o torneio seja realizado entre junho e julho a cada quatro anos, nos ímpares que antecedem às Copas do Mundo.

O campeonato substituiria no calendário a Copa das Confederações de seleções, considerado deficitário e serviria de evento-teste para o país-sede da Copa do Mundo. Para 2021 foi escolhida a China e não o Qatar, que terá a Copa do Mundo de 2022, por duas questões: geográfica, já que no meio do ano o calor é muito forte no Oriente Médio, mas também comercial,Em 2022 haverá a Copa do Mundo, que mesmo realizada entre novembro e dezembro, para amenizar o calor qatariano, afetará o calendário: no meio do ano, por exemplo, ainda haverá jogos classificatórios de repescagem para a Copa, portanto é inviável ter um encontro mundial de clubes. Para 2021 a Fifa já confirmou o Mundial mantido no formato atual, em dezembro no Japão, com sete participantes — o campeão de cada continente, mais um representante do país-sede.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 09h02 - Fonte: ClimaTempo
25°
Chuvas esparsas

Mín. 21° Máx. 28°

Sat 29°C 22°C
Sun 29°C 22°C
Mon 29°C 20°C
Tue 29°C 20°C
Wed 26°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes