Sexta, 16 de Abril de 2021 07:40
28 99945 7577
Internacional Perseguição Religios

Mianmar: Cristãos perseguidos são presos durante culto

Culto acontecia numa Igreja Batista que foi invadida pela Polícia Militar

12/03/2021 13h16
Por: DoValle Fonte: Plenonews
Mianmar: Cristãos perseguidos são presos durante culto

O fato aconteceu em 28 de fevereiro, a polícia invadiu uma igreja Batista em Lashio, uma cidade no norte do estado de Shan, e prendeu pelo menos 10 pessoas, incluindo quatro pastores. Cerca de 30 oficiais invadiram a igreja.

– Eles espancaram manifestantes e não manifestantes e, depois, derrubaram o portão da igreja com um tanque. Eles arrombaram as portas e bateram violentamente na liderança e em membros da igreja – disse um dos líderes da igreja, durante entrevista a um site de notícias local.

Como em muitos lugares em Mianmar, as pessoas em Lashio também saíram às ruas para protestar contra o regime militar. Quando a polícia tentou dispersar a multidão com gás lacrimogêneo, alguns manifestantes buscaram abrigo na igreja.

Dois dias depois, em 3 de março, o secretário-geral da Baptist World Aid, Elijah Brown, disse que os membros da igreja que foram presos já foram liberados.

– Enquanto notamos, com gratidão, que eles foram libertados, continuamos a pedir orações por eles e por suas famílias enquanto processam o que parece ser uma prisão injusta – disse Brown.

– Também continuamos a apelar ao governo de Mianmar para que respeite todos os cristãos e todas as etnias em Mianmar e para impedir as detenções seletivas que prejudicam famílias e minam a paz da comunidade – completou.

O diretor de comunicações do Portas Abertas para a Ásia, Jan Vermeer, diz que tanto os militares quanto os manifestantes não mostram nenhum sinal de recuo.

– À medida que aumenta a instabilidade em Mianmar, aumenta também a nossa necessidade de orar. Com a violência crescente, os crentes continuam presos no meio, e estamos preocupados com sua segurança – comentou.

O estado de Shan, assim como seu vizinho ao norte, o estado de Kachin, tem uma população cristã significativa que sofreu durante anos de combates entre grupos armados étnicos e o exército.

Grupos de insurgência são conhecidos por fechar igrejas e deter civis, incluindo pastores e alunos de escolas bíblicas. O mesmo acontece aos cristãos que vivem em um dos outros estados predominantemente cristãos de Mianmar, o estado de Karen, no sul, também conhecido como Kayin.

Em fevereiro, as forças armadas de Mianmar bloquearam a ajuda destinada a 200 aldeões deslocados pelos recentes combates entre os combatentes da independência Karen e o exército. O golpe de fevereiro não mudou a dinâmica de um conflito que foi descrito como uma das guerras civis mais duradouras do mundo.

O Mianmar está na posição 18 da Lista Mundial da Perseguição 2021, que classifica os 50 países mais hostis ao cristianismo no mundo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim - ES
Atualizado às 07h40 - Fonte: Climatempo
21°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 28°

21° Sensação
9.3 km/h Vento
74.3% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (17/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 29°

Sol e Chuva
Domingo (18/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 31°

Sol e Chuva