
Nesta quarta-feira (25), o Governo do Estado, por meio do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) formalizaram um protocolo de intenções para a cooperação entre as duas instituições. O objetivo é incrementar a carteira de projetos de parcerias de investimentos, por meio da estruturação de concessões públicas e Parcerias Público-Privadas (PPPs).
Participaram da assinatura o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, o diretor-presidente do Bandes, Marcelo Barbosa Saintive, e o diretor de Planejamento e Estruturação de Projetos do BNDES, Nelson Barbosa. O acordo firmado entre as instituições de fomento visa a buscar soluções que possam ser estruturadas para os serviços prestados à população do Espírito Santo.
“O Estado do Espírito Santo segue colhendo frutos da sua trajetória de estabilidade e boa gestão. O Estado vem demonstrando enorme êxito na transferência de determinados ativos para a gestão privada, como foi recentemente com a ES Gás, por exemplo. Nesse sentido, a estruturação de uma carteira de projetos em concessões e PPPs com o BNDES vem alavancar ainda mais o potencial de crescimento econômico capixaba”, pontuou o governador do Estado, Renato Casagrande. "Consolidamos com o BNDES uma parceria, uma cooperação para acelerar o processo de concessões, privatizações e PPPs em diversos segmentos da nossa economia. Vamos colocar de pé uma carteira de projetos nas áreas de infraestrutura, educação, mobilidade, saúde, saneamento e energia renovável", salientou o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento do Espírito Santo, Ricardo Ferraço.
A parceria Bandes-BNDES busca atrair investimentos e ampliar o acesso da população a serviços públicos de qualidade, por meio de parcerias e concessões bem estruturados. Para isso, o acordo envolve o compartilhamento de boas práticas, processos e apoio técnico na estruturação de projetos de concessão pública. “Esse apoio técnico de alto nível do BNDES poderá proporcionar diversas oportunidades de negócio e em diversas áreas, com qualidade na prestação de serviços e, principalmente, incorporando as inovações tecnológicas e regulatórias pertinentes a cada setor e a cada projeto”, destacou o diretor-presidente do Bandes, Marcelo Saintive.
Além disso, Saintive destacou o impacto que esta entrega do Bandes deve gerar para a economia capixaba. “O BNDES, por sua experiência e excelência técnica no desenvolvimento de projetos de porte nos setores de infraestrutura tradicional e social, terá papel decisivo no desenvolvimento de estudos e projetos a serem efetuados no Estado. Temos a convicção de que, em parceria com o Bandes, ambos contribuirão para a concretização da expansão desses setores e impulsionando ainda mais a economia capixaba”, afirmou.
Em setembro deste ano, o Bandes se reuniu com a equipe de PPPs e Concessões da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) e a área de Planejamento e Estruturação de Projetos do BNDES para apresentar a carteira de projetos do Estado, visando a elaborar o acordo que foi assinado nesta quarta-feira (25). Marcelo Saintive lembra ainda que o Bandes já vem abrindo a frente de atuação com a estruturação de parcerias e concessões há algum tempo.
Desde o ano passado, o banco capixaba tem se empenhado para ampliar os serviços voltados à administração pública municipal, com a estruturação e modelagem de parcerias voltadas para a iluminação pública, as miniusinas fotovoltaicas, wi-fi, videomonitoramento e a coleta de resíduos sólidos, entre outros serviços, com o programa ES Inteligente. “O Bandes fez a atualização do seu estatuto social recentemente para prever a prestação desse tipo de serviço, inclusive em âmbito estadual, como um dos seus objetivos institucionais”, acrescentou Saintive.
Informações sobre linhas de financiamento:
bandes.com.br/ppp
faleconosco@bandes.com.br
Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação Institucional do Bandes
Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos
(27) 99774-4428 / (27) 3331-4424
comunica@bandes.com.br
São Paulo Governo de SP leva Poupatempo Móvel a Bocaina para atendimento de serviços essenciais
Infraestrutura Cemig investe R$ 243 milhões e leva dupla alimentação a 90% da sua área de concessão em MG
São Paulo Casa Paulista abre inscrições para sorteio de 4,3 mil unidades da CDHU em 66 municípios de São Paulo
São Paulo Acordos com ‘superendividados’ crescem 42% em um ano em São Paulo
São Paulo Governo de SP inicia audiências públicas do Orçamento de 2027 na Baixada Santista
Gestão Secretaria de Fazenda de Minas Gerais abre parcelamento do IPVA 2026 vencido
Desenvolviment... Financiamento a empresários da Zona da Mata cresce 400% puxado pelo crédito emergencial do BDMG
Espírito Santo Biblioteca Transcol leva música, poesia e performances artísticas aos terminais em programação cultural de maio
São Paulo Primeira DDM 24 horas do ABC Paulista começa a funcionar em São Bernardo do Campo Mín. 19° Máx. 29°
