
Um eclipse parcial da Lua, quando o satélite natural será encoberto pela sombra da terra, poderá ser visto neste sábado (28). Segundo o Observatório Nacional, o fenômeno poderá ser visto na região mais ao leste do Brasil, nos estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Rio Grande do Norte e parte de Minas Gerais, Bahia, Maranhão e Piauí.
Nesse tipo de fenômeno, a Lua fica encoberta por dois tipos de sombras: a umbra, sombra escura que não recebe luminosidade do Sol, e a penumbra, a sombra clara que ainda recebe luminosidade do Sol.
Quando a Lua vai entrando na umbra há o eclipse parcial. Quando está totalmente mergulhada na umbra, ocorre o eclipse total. Quem estiver nos estados acima mencionados terá a oportunidade de ver uma pequena porção da Lua que ficará mordida por parte da Terra, já que a cobertura máxima será de 6% e vai ocorrer durante o nascimento do satélite.
Para observar o eclipse, o Observatório Nacional recomenda procurar locais com boa visibilidade para o leste, já que a Lua nascerá com o eclipse em andamento. Verifique aqui como será a visualização na sua região.
Para quem não puder observar diretamente o fenômeno, o Observatório Nacional transmitirá em tempo real o eclipse pela internet , a partir das 15h.
Além de exibir imagens do eclipse, os astrônomos convidados pelo Observatório Nacional vão conversar com o público sobre astronomia, astrofísica, telescópios e obtenção de imagens astronômicas. Será possível interagir com os astrônomos, enviando perguntas e comentários através do chat da live no YouTube.
Os eclipses da Lua ocorrem durante a Lua cheia. Ela nasce quando o Sol se põe. Para observar esse espetáculo, é recomendável procurar locais com boa visibilidade para o leste, já que a Lua nascerá com o eclipse em andamento.
São Paulo Governo de SP leva Poupatempo Móvel a Bocaina para atendimento de serviços essenciais
Infraestrutura Cemig investe R$ 243 milhões e leva dupla alimentação a 90% da sua área de concessão em MG
São Paulo Casa Paulista abre inscrições para sorteio de 4,3 mil unidades da CDHU em 66 municípios de São Paulo
São Paulo Acordos com ‘superendividados’ crescem 42% em um ano em São Paulo
São Paulo Governo de SP inicia audiências públicas do Orçamento de 2027 na Baixada Santista
Gestão Secretaria de Fazenda de Minas Gerais abre parcelamento do IPVA 2026 vencido
Desenvolviment... Financiamento a empresários da Zona da Mata cresce 400% puxado pelo crédito emergencial do BDMG
Espírito Santo Biblioteca Transcol leva música, poesia e performances artísticas aos terminais em programação cultural de maio
São Paulo Primeira DDM 24 horas do ABC Paulista começa a funcionar em São Bernardo do Campo Mín. 19° Máx. 29°
