
O governador Renato Casagrande anunciou, nesta quarta-feira (22), mais um reforço na frota do Transcol, sistema de transporte coletivo da Região Metropolitana da Grande Vitória. A medida visa aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos à população, a partir da oferta de ônibus com ar-condicionado, wi-fi e tecnologia sustentável.
Acompanhado do secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, Casagrande fez uma inspeção em um dos novos veículos que passa a integrar o Sistema Transcol, que conta com uma frota de aproximadamente 1.600 veículos, sendo que 740 deles já circulam com o sistema de ar-condicionado em pleno funcionamento.
Desde o início de 2023, cerca de 100 novos ônibus entraram em circulação e outros 40 devem ser incorporados à frota ainda este ano. Esses veículos contam não apenas com ar-condicionado e wi-fi, mas também com a tecnologia inovadora do motor Euro 6, que estabelece padrões mais rigorosos no controle da poluição.
“Estamos entregando mais ônibus com ar-condicionado para a Região Metropolitana. Desde que chegamos ao Governo, em 2019, e iniciamos a renovação da frota, já são 740 ônibus com ar-condicionado entregues à população. Neste ano serão 140 ônibus, sendo que 100 já chegaram e em breve estarão atendendo aos capixabas. Somos um dos Estados com um dos maiores índices de ônibus com ar-condicionado e vamos seguir investindo para dar cada vez mais conforto e qualidade aos nossos usuários do transporte público”, disse o governador.
O secretário Fábio Damasceno ressaltou a importância desses investimentos para a melhoria do serviço. "Estamos empenhados em proporcionar um transporte público de qualidade para os cidadãos capixabas. A modernização da frota do Transcol, com a introdução de ônibus mais confortáveis, sustentáveis e tecnologicamente avançados, é um exemplo disso. Desde 2019 temos feito diversos investimentos para renovar a frota e melhorar o Transcol, usando a tecnologia nos coletivos e sistema de cobrança, das obras que priorizam o transporte público, da diversificação dos modais, entre outros", destacou.
Além dos ônibus convencionais, o Governo do Estado incorporou neste ano os micro-ônibus com ar-condicionado, atendendo a comunidades em áreas íngremes e ruas mais estreitas, ampliando a cobertura do serviço para áreas anteriormente não atendidas por veículos climatizados.
O usuário do sistema Transcol não paga tarifa adicional pelo uso dos ônibus com ar-condicionado e a expectativa é de que, até 2026, sejam adicionados 600 novos ônibus com ar-condicionado, wi-fi e tecnologia de controle de poluição.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843
Assessoria de Comunicação da Semobi
Karla Secatto
(27) 3636-9617/(27) 99697-6783
comunicacao@semobi.es.gov.br
São Paulo Governo de SP leva Poupatempo Móvel a Bocaina para atendimento de serviços essenciais
Infraestrutura Cemig investe R$ 243 milhões e leva dupla alimentação a 90% da sua área de concessão em MG
São Paulo Casa Paulista abre inscrições para sorteio de 4,3 mil unidades da CDHU em 66 municípios de São Paulo
São Paulo Acordos com ‘superendividados’ crescem 42% em um ano em São Paulo
São Paulo Governo de SP inicia audiências públicas do Orçamento de 2027 na Baixada Santista
Gestão Secretaria de Fazenda de Minas Gerais abre parcelamento do IPVA 2026 vencido
Desenvolviment... Financiamento a empresários da Zona da Mata cresce 400% puxado pelo crédito emergencial do BDMG
Espírito Santo Biblioteca Transcol leva música, poesia e performances artísticas aos terminais em programação cultural de maio
São Paulo Primeira DDM 24 horas do ABC Paulista começa a funcionar em São Bernardo do Campo Mín. 19° Máx. 31°
