Sunday, 25 de February de 2024
24°

Tempo nublado

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Geral São Paulo

Time SP Paralímpico atinge a marca de 71 medalhas conquistadas nos Jogos Parapan

Representando cerca de 30% das conquistas vindas de atletas, Brasil segue em primeiro lugar no quadro geral com 243 medalhas O post Time SP Paralím...

24/11/2023 às 21h01
Por: Cidade na Rede Fonte: Secom SP
Compartilhe:
São 61 atletas do Time SP que participam do Parapan já conquistaram 42 medalhas de ouro, 18 de prata e 11 de bronze nas modalidades
São 61 atletas do Time SP que participam do Parapan já conquistaram 42 medalhas de ouro, 18 de prata e 11 de bronze nas modalidades

O Time São Paulo Paralímpico alcançou a marca de 71 medalhas conquistadas para o Brasil Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile. Só nesta quinta-feira (23), quinto dia de competição, foram oito de ouro, duas de prata e três de bronze.

Ao todo, os 61 atletas do Time SP que participam do Parapan já conquistaram 42 medalhas de ouro, 18 de prata e 11 de bronze nas modalidades de atletismo, bocha, ciclismo, halterofilismo, judô, natação e tênis de mesa. As conquistas representam cerca de 30% do quadro geral de medalhas do Brasil, que já reúne 243 medalhas, sendo 113 de ouro, 63 de prata e 67 de bronze, e está em primeiro lugar.

“O desempenho dos nossos atletas aqui no Chile nos deixa muito feliz e representa triunfo e superação. O Time São Paulo é referência no esporte paralímpico e, se continuar neste ritmo de conquistas, poderá consolidar um número total de medalhas de ouro conquistadas por países como Argentina, México, Estados Unidos e Colômbia. Investir no paradeposto não é apenas reconhecer e potencializar talentos excepcionais, mas também promover a inclusão pelo acesso que o esporte proporciona e pela força do exemplo que nossos atletas deixam como grande legado”, comenta o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, que está no Chile acompanhando os atletas do Time SP no Parapan.

Confira abaixo as medalhas de ontem:

Atletismo
Na categoria T13, Rayane Soares levou a medalha de ouro na disputa dos 100m, assim como Jerusa Geber na categoria T11. Christian Gabriel, na categoria T37, ficou com a prata também nos mesmos 100m.

Nos 200m da categoria T37, Marcelly Pedroso conquistou a medalha de bronze; a atleta corre ainda nesta sexta-feira (24) na disputa pelos 100m.

Outros dois ouros foram conquistados pelos atletas Daniel Mendes e Aline Rocha dos Santos, que disputaram os 400 e os 800m nas categorias T11 e T53/T54, respectivamente.

No lançamento de disco, Claudiney Batista ficou em primeiro lugar na categoria F56, enquanto Julyana Silva buscou a medalha de bronze pela categoria F57 do arremesso de peso.

Natação
As medalhas de ouro na natação ficaram por conta de Phelipe Andrew, que foi o melhor na disputa dos 100m livres pela classe S10, e Lucilene Sousa no revezamento 4x100m livre – nadaram com Lucilene Matheus Rheine, Douglas Matera e Carol Santiago. Andrew volta a nadar nesta sexta-feira na disputa dos 100m costas.

Na prova dos 200m medley da classe S8, Cecília Araújo conquistou a medalha de prata. Já Lucas Lamente conquistou a terceira colocação pela classe S9 no 100m.

Ciclismo
Na categoria C1-5 dos 500m contrarrelógio, a atleta Sabrina Custódio foi a vencedora da medalha de ouro, que garantiu a ela também o recorde parapan-americano na modalidade com marca de 36s864. Esta é a primeira medalha de ouro do ciclismo de pista na competição. Sabina volta às pistas na tarde de hoje para prova classificatória.

Competições nesta sexta-feira (24)
Os atletas do Time São Paulo Paralímpico seguem disputando diversas categorias como atletismo, bocha, ciclismo, goalball e natação. Até o momento, o Brasil se mantém em primeiro lugar no quadro geral de medalhas, disputando com 33 países.

O Brasil é líder do quadro desde a edição do Rio, em 2007, e nas posteriores – Toronto, em 2015; Guadalajara, em 2011; e Lima, em 2019, edição em que os atletas brasileiros conquistaram a primeira posição do quadro de medalhas ao alcançar a marca inédita de 308 medalhas, sendo 124 de ouro, 99 de prata e 85 de bronze. Os Jogos Parapan-Americanos começaram em 17 de novembro e se encerram no dia 26.

Time SP
Criado em 2011 pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro, o Time São Paulo Paralímpico conta com R$ 6 milhões de investimento da SEDPcD direcionados a 106 atletas de 14 modalidades, que têm representado o Estado e o País em campeonatos nacionais e mundiais ao longo do ano. Deste total de atletas, 61 integram a delegação brasileira nos Jogos Parapan-Americanos.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 07h04 - Fonte: ClimaTempo
24°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 32°

Mon 31°C 20°C
Tue 32°C 20°C
Wed 34°C 22°C
Thu 35°C 23°C
Fri 32°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes