
Técnica que combina o cultivo de peixes e hortaliças, a aquaponia está sendo apresentada como alternativa sustentável e de baixo custo para geração de trabalho e renda para moradores da aldeia indígena de Areal, em Aracruz, e produtores rurais da região.
A iniciativa é do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), por meio do projeto “Diversificação agropecuária através da aplicação de tecnologia de produção de peixes em aquaponia em comunidades tradicionais do Espírito Santo”.
Uma unidade demonstrativa foi montada na aldeia para avaliação dos impactos da adoção desse sistema, que tem vantagens como o fácil manejo e a redução do uso de recursos hídricos e de fertilizantes, possibilitada pela recirculação de água e nutrientes.
Atualmente, estão sendo cultivados tilápia e alface na unidade, que tem capacidade de produção por ciclo (seis meses) de 140 kg de peixe e 1.500 pés de alface. Nos próximos meses, também serão introduzidas as culturas de cebolinha e salsa.
Destinada prioritariamente à comunidade de Areal, a unidade também cumpre o papel de difundir a aquaponia na região e tem sido usada para capacitações de públicos interessados em conhecer o funcionamento do sistema. Cerca de 100 pessoas já foram atendidas, incluindo agricultores familiares e pescadores.
Responsável pelo projeto, o zootecnista do Incaper, Rafael Azevedo, explica que o período de avaliação da unidade começou em julho deste ano e os primeiros resultados são positivos.
“A unidade demonstrativa cumpre os objetivos, até o momento, de pesquisa, ensino, capacitações e também está se mostrando comercialmente viável”, avalia, acrescentando que o custo total do modelo de aquaponia em estudo é de R$ 11,7 mil.
Ainda de acordo com Azevedo, a partir da experiência com a primeira unidade, será possível fazer ajustes para melhorias no modelo, que também vai ser implantado em uma comunidade quilombola de Ibiraçu e em uma comunidade de pescadores de Aracruz.
O projeto é contemplado pelo Banco de Projetos de Pesquisa – Fase II da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Edital DI 004/2022 - Seag/Fapes).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Tatiana Toniato Caus / Daniel Borges/ Felipe Ribeiro
(27) 3636-9865 / (27) 98833-4116 / (27) 98849-6999
tatiana.souza@incaper.es.gov.br / daniel.borges@incaper.es.gov.br / felipe.costa@incaper.es.gov.br
Geral Petrobras reajusta preço médio do querosene de aviação em 11,76%
Geral Hoje é Dia: datas, fatos e feriados de outubro de 2026
Geral Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 75 milhões nesta quinta-feira
São Paulo Previsão do tempo para quinta-feira (01), em SP: tempo instável
Geral Estado de São Paulo tem um idoso para cada pessoa com menos de 15 anos
São Paulo Fatecs oferecem cursos para o setor aeronáutico em São Paulo
São Paulo Automedicação pode piorar síndromes gripais; idosos estão mais vulneráveis, alerta médica de SP
São Paulo Exposição sobre Marília Mendonça, Mostra de Artes Cênicas e espetáculo circense: veja destaques culturais em SP
São Paulo Do circo à orquestra: veja dicas de espaços culturais de SP no mês das crianças Mín. 22° Máx. 39°