
O Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória realizou uma ação para servidores e usuários com o objetivo de colaborar no processo da divulgação sobre a disseminação da doença, assim como a sua forma de prevenção e, principalmente, levar à reflexão sobre o combate à discriminação e ao preconceito ainda existente na sociedade
A assistente social ambulatorial do hospital, Sandra Fernandes Maciel, que esteve à frente da ação, ao lado da enfermeira Maria do Desterro Rodrigues Marinho, explica que o hospital conta com o Programa IST/Aids. “Em relação à HIV/Aids, são atendidas crianças expostas ao vírus, além de crianças e adolescentes já acometidas com o vírus, com a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (SIDA)”.
“Contamos com uma equipe multidisciplinar composta por três infectologistas, um enfermeiro, um assistente social, um psicólogo e um farmacêutico. Nós atendemos crianças e adolescentes de todo o Espírito Santo”, ressalta.
Sandra Maciel informa ainda que atualmente são acompanhadas pelo programa 152 crianças expostas ao vírus HIV/AIDS e 71 crianças e adolescentes que vivem com a doença. “No que se refere aos encaminhamentos, eles são realizados pelas maternidades, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Referência (Serviços Ambulatoriais Especializados – SAE/HIV/Aids) e Sistema de Regulação (SISREG)”, explica.
Durante a ação, ressalta a chefe do Núcleo de Trabalho Ambulatorial, Suellen de Lima Matiazzi Breciani, foram distribuídos preservativos e informativos e repassadas orientações aos usuários quanto à doença. “Essas ações são muito importantes para ajudar na disseminação de informações corretas, desmistificando a doença”
O programa, além das crianças expostas ao vírus HIV/Aids e crianças e adolescentes com SIDA, atende também crianças e adolescentes com sífilis congênita, com toxoplasmose congênita, citomegalovírus, HTLV 1 e 2 e hepatites virais, vítimas de abuso sexual e de acidentes perfuro-cortantes (nos dois últimos casos, após atendimento de urgência no pronto-socorro).
Além disso, o programa oferece acompanhamento médico ambulatorial, acompanhamento psicológico, de enfermagem e socioassistencial; encaminhamentos para a rede socioassistencial e de saúde; distribuição de medicamentos antirretrovirais (ARV’S); fornecimento de fórmula infantil para crianças (até completar dois anos de idade); e oferta de exames laboratoriais e de imagem.
Saúde ICT.R oferece modalidades em cirurgia robótica em Urologia
Saúde Mercer, líder em pessoas e investimentos, adota marca Marsh
SAÚDE / Cachoeiro Novo Hospital do Câncer em Cachoeiro terá quase 400 vagas de estacionamento
Saúde Emagrecimento após os 35 anos exige olhar além da balança Saúde Coventry Incentiva Análise Mais Detalhada do Valor da Apólice Durante o Mês de Conscientização do Seguro de Vida O conhecimento das opções do mercado secundário pode ajudar os titulares de apólices e seus consultores a tomar decisões informadas em reposta às mudanças das necessidades financeiras.
Saúde Doença não pode impedir contratação de plano, decide TJ-SP Mín. 18° Máx. 28°