Saturday, 27 de April de 2024
21°

Tempo nublado

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Agricultura Agricultura

Brasil é eleito o melhor destino do mundo para ecoturismo

Ranking da Forbes Advisor coloca o Brasil à frente do México e da Austrália. Entre os destaques do ecoturismo, está Foz do Iguaçu, considerada um “...

12/12/2023 às 15h43
Por: Cidade na Rede Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
Image by wirestock on Freepik
Image by wirestock on Freepik

Mais de 43 mil espécies de animais e vegetais, áreas protegidas e oito locais considerados patrimônios naturais pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Estes são alguns dos motivos que fizeram o Brasil ser eleito o melhor país do mundo para o ecoturismo (turismo de natureza praticado de forma sustentável), de acordo com ranking da Forbes Advisor.

A publicação analisou 50 países com base em critérios como biodiversidade e proteção ambiental. O Brasil ficou em primeiro lugar, com 94,9 pontos. O segundo colocado foi o México, que registrou 86 pontos. Já a Austrália, com 84 pontos, ocupou a terceira posição.

A Forbes Advisor destacou que “cerca de 30% do território terrestre do Brasil está atualmente protegido”, incluindo oito Patrimônios Mundiais Naturais da Unesco. Entre as atrações destacadas pela publicação está o Complexo de Conservação da Amazônia Central, “onde vivem espécies ameaçadas, como o peixe-boi-da-Amazônia e o jacaré-açu”.

O primeiro lugar do Brasil no ranking é visto como um bom sinal pelo setor de turismo e hotelaria. “É de grande importância nosso país receber essa premiação. Estar em evidência na mídia mundial contribui para que aumente a quantidade de turistas internacionais nos próximos anos”, afirma Jaime Mendes, sócio-proprietário do Del Rey Quality Hotel, em Foz do Iguaçu (PR), e diretor financeiro da ABIH-SP (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo).

Foz do Iguaçu é destaque no ecoturismo

Na visão do empresário, Foz do Iguaçu desponta como um dos principais destinos do Brasil para aqueles que buscam contato com a natureza. “Trata-se de um case de sucesso do ecoturismo. A estrutura dos atrativos é modelo em nível nacional”, explica Mendes, que também é vice-presidente do instituto de promoção turística Visit Iguassu.

O município paranaense é famoso por abrigar as Cataratas do Iguaçu, o maior conjunto de quedas d’água do mundo. A atração recebeu, em 2022, 1,4 milhão de turistas, sendo que 36,7% eram estrangeiros, segundo dados do Parque Nacional do Iguaçu, onde estão as Cataratas. A maioria dos turistas vem da Argentina, Paraguai e Estados Unidos, respectivamente. 

Foz do Iguaçu também é o lar do Parque das Aves, instituição dedicada à conservação de animais da Mata Atlântica, muitos deles resgatados do tráfico e de maus-tratos. O local abriga cerca de 1,3 mil aves de 130 espécies diferentes e permite que os visitantes adentrem em viveiros ao lado de tucanos, papagaios, jacutingas, entre outros. 

Mendes acredita que, para Foz e o Brasil continuarem se destacando no ecoturismo, é necessário focar em três pilares. “Precisamos de muito investimento em tecnologia, parcerias com órgão ambientais e um forte trabalho de educação dos visitantes.”

Para saber mais, basta acessar: www.hoteldelreyfoz.com.br

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 01h02 - Fonte: ClimaTempo
21°
Tempo nublado

Mín. 19° Máx. 28°

Sun 31°C 19°C
Mon 31°C 20°C
Tue 29°C 19°C
Wed 30°C 19°C
Thu 32°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes