Saturday, 27 de April de 2024
19°

Tempo limpo

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Agricultura Agricultura

Festa da Uva tem muitas opções gastronômicas à base da fruta

A Festa da Uva de Jundiaí que completa 90 anos oferece dezenas de pratos e bebidas feitos a base de uva. A festa tem cultura, atração para crianças...

22/12/2023 às 22h54
Por: Cidade na Rede Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
Festa da Uva _ Divulgação
Festa da Uva _ Divulgação

Uma festa cheia de atividades e atrações com dezenas de opções feitas com uva. São pratos diferentes e saborosos. A Festa da Uva de Jundiaí (SP) completa 90 anos em 2024 com quatro finais de semana de atividades para toda família, todos dedicados à comemoração.

Os visitantes terão à disposição uma grande variedade de produtos à base da fruta que dá nome à festa. E esta edição vem com novidades no cardápio dos expositores. O público que estiver passeando pelos pavilhões poderá experimentar o fettuccine de vinho na manteiga e sálvia, servido na Festa, pelo bairro do Traviú. Além de soda italiana de uva, palha italiana de uva, doce de uva em calda, brigadeiro de ninho com uva, supreme de uva.

O público também poderá experimentar as novidades nos sabores dos gelatos: uva niagara rosada de Jundiahy com suco da Vinícola Saccomani (vegano); espumante de niagara com pêssego da Adega Oliveira (vegano); vinho com frutas vermelhas da Adega Fontebasso; uva vitória da Fazenda Siamarina do Bairro do Poste (vegano); abacaxi ao vinho da Vinícola Maziero, pannacotta com balsâmico da Adega Martins. 

Ainda para refrescar o verão, variedade de bebidas de uva serão apresentadas na Festa. A soda italiana de uva - Com suco de Uva Marquesa de Santos, geleia de uva da Bueno Pane e água com gás, limonada de uva Niágara - com Vinho Rose Marquesa de Santos, Uvas, limão e Xarope de Framboesa, Mimosa de Uva Niágara - à base de espumante Demi-sec de Uva Niágara da Vinícola Oliveira e suco de laranja, além de um brownie branco com geleia de uva.

Os produtos de uva que já fazem parte do cardápio das edições anteriores estarão de volta nesta festa de 90 anos. O pão de uva, geleia, bolos, sorvete de uva e de vinho, brigadeiro de uva e de vinho, bombom de uva, pão de mel com ganache de vinho, crepe de uva, cerveja de uva e até coxinha de uva continuam no cardápio. 

A proposta da Festa da Uva de Jundiaí é fazer com que turistas e visitantes façam uma viagem pelos sabores da Uva e pela gastronomia diversificada de Jundiaí.

Sobre a Festa da Uva

A primeira Festa da Uva de Jundiaí foi realizada em 1934 no Centro, utilizando-se das ruas no entorno do antigo Mercado Municipal e do grupo escolar Conde do Parnaíba. Devido ao sucesso de público, que superou a casa dos 100 mil visitantes logo na primeira edição, pensou-se em construir um espaço especial para recebê-la.

Em 1953 foi inaugurado o Parque Municipal Antônio Carbonari (Parque da Uva), localizado no bairro do Anhangabaú, logo em uma das entradas principais do Município. Desde 2013, além de Festa da Uva, tem sido realizada também a Expo Vinhos.

Jundiaí ficou um período sem comemorar a Festa da Uva, entre os anos de 1938 e 1947, por conta da 2ª Guerra Mundial e em 2021 e 2022, devido às restrições da pandemia do COVID-19. Em 2023 retomou as atividades, desta vez, com 4 finais de semana repletos de atrações para toda a família.

 

Serviço Festa da Uva

Janeiro – 11, 12, 13 e 14 | 19, 20 e 21 | 26, 27 e 28 |

Fevereiro – 2, 3 e 4.

Local – Parque da Uva – Parque Comendador Antônio Carbonari | Avenida Jundiai – s/n

Cidade – Jundiaí (SP)

Site – festadauva.jundiai.sp.gov.br


Abertura: 11 de janeiro, 18h

Sextas, das 18h às 22h

Sábados, das 10h às 22h

Domingos, das 10h às 21h

Instagram - @festadauvajundiai

E-mail: festadauva@jundiai.sp.gov.br



* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 04h02 - Fonte: ClimaTempo
19°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 28°

Sun 31°C 19°C
Mon 31°C 20°C
Tue 29°C 19°C
Wed 30°C 19°C
Thu 32°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes