Monday, 18 de May de 2026
21°

Tempo nublado

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Geral Segurança

Guarda Civil Municipal leva Ronda Escolar às unidades da rede municipal

Em Cachoeiro

02/02/2024 às 15h16
Por: Cidade na Rede Fonte: PMCI
Compartilhe:
Divulgação/PMCI
Divulgação/PMCI

Com o início das aulas, na próxima semana, a Guarda Civil Municipal (CGM) levará, novamente, a Ronda de Prevenção Escolar (Rope) às unidades da rede municipal de Cachoeiro, visando garantir mais segurança e tranquilidade à comunidade escolar.

Dessa forma, agentes visitam as escolas municipais nos horários de entrada e saída dos alunos, e, também, realizam reuniões com gestores e equipes pedagógicas das unidades para apresentar as ações da Rope.

Além disso, os profissionais levam atividades como palestras e interações lúdicas com os alunos de todas as etapas de ensino, com foco em temas como respeito e disciplina, conforme a demanda de cada escola.

Os guardas realizam as ações mediante a uma divisão por regiões. Além disso, os gestores escolares também são orientados a acionar a Rope em situações que demandem a presença dos guardas no entorno das unidades.

Para situações emergenciais, a Rope conta com o apoio da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) da GCM.

“Nesse ano, teremos, também, um importante auxílio: o apoio da Central de Vídeo Monitoramento que, em tempo real, monitora as escolas com câmeras próximas, e as vias onde transitam alunos, funcionários, responsáveis. Qualquer atitude suspeita, os profissionais do vídeo monitoramento estarão acionando a GCM para o devido apoio”, explica a superintendente da Guarda Civil Municipal, Edinete Fraga Mendes.

“Ter a presença dos profissionais da Guarda Civil devota mais segurança para as comunidades escolares. É uma estratégia que temos adotado há anos e temos colhidos bons frutos”, expressa o vice-prefeito e secretário municipal de Segurança e Trânsito (Semseg), Ruy Guedes.

Dicas de segurança

Nos primeiros dias do ano letivo, a GCM também desenvolve nas escolas um trabalho de conscientização, com distribuição de material informativo contendo dicas de segurança e atitudes preventivas para alunos e pais. Confira algumas delas:

1 – Não converse com estranhos: sempre fique atento ao movimento de pessoas estranhas e recuse balas, doces ou qualquer outro objeto de pessoas desconhecidas.

2 – Não aceite carona de estranhos: não entre em veículos de pessoas que você não conheça.

3 – Veículos suspeitos: atenção a veículos que passem diversas vezes em frente a um determinado ponto.

4 – Ruas movimentadas: procure andar em ruas com mais movimento de pessoas e na companhia de amigos.

5 – Permaneça em sala de aula: os alunos devem ficar na sala de aula até o término das atividades.

6 – Após as aulas, ir direto para casa: evite mudar de trajeto e ficar por muito tempo ao redor da unidade depois das aulas; se for a outros locais antes de ir para casa, mantenha pais ou responsáveis legais avisados.

7 – Assalto: em caso de assalto, nunca reaja; tome cuidado com movimentos bruscos, tente manter a calma e saia sem resistência;

8 – Transporte escolar (pais/responsáveis): procure referência do profissional ou da empresa contratada; verifique o estado de conservação do veículo e se tem autorização para trabalhar.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 23h03 - Fonte: ClimaTempo
21°
Tempo nublado

Mín. 19° Máx. 28°

Tue 30°C 20°C
Wed 24°C 19°C
Thu 24°C 19°C
Fri 20°C 19°C
Sat °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio