Sunday, 25 de February de 2024
24°

Tempo nublado

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Geral Gestão

Governo de Minas divulga lista dos novos distritos e localidades selecionados pelo Programa Alô, Minas! - Fase II

Iniciativa coordenada pela Seplag-MG irá levar internet e telefonia móvel a localidades que não possuem cobertura

09/02/2024 às 19h05
Por: Cidade na Rede Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
David Frank Alves Shirato
David Frank Alves Shirato

Foi publicada, nesta sexta-feira (9/2), a lista de novos distritos e localidades de Minas Gerais que serão contemplados no programa Alô, Minas! - Fase II, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) , com cobertura de internet e telefonia móvel. Confira os selecionados  clicando aqui .

O edital de chamamento público do Alô, Minas! - Fase II para as prefeituras mineiras foi publicado no dia 19/12/2023. Entre os critérios para seleção estava prevista a participação de distritos e localidades com, no mínimo, 500 eleitores totais, tendo como base os dados atualizados do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).Outra possibilidade era possuir um local de ensino com, no mínimo, 200 alunos matriculados, considerando os dados atualizados da S ecretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) .

“O próximo passo será a elaboração do edital de chamamento público das operadoras de telefonia móvel. A previsão é que a seleção pública seja realizada ainda no primeiro semestre de 2024. Após essa etapa, as operadoras terão um prazo mínimo de 28 meses para implantação das antenas nas localidades selecionadas”, explica o subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da Seplag-MG, Rodrigo Diniz.

Alô, Minas!

O Alô, Minas! é um programa coordenado pela Seplag-MG - com apoio das Secretarias de Estado de Fazenda (SEF-MG) e de Governo (Segov-MG) , - que busca melhorar as condições de vida dos mineiros, garantindo, para isso, acesso à telefonia móvel e à internet. Na Fase I, mais de 100 antenas já foram instaladas, beneficiando uma população de mais de 84 mil pessoas. A meta para 2024 é completar 150 antenas.A iniciativa foi lançada pela Seplag-MG em 2020, como parte do projeto estratégico Minas Atende. As primeiras ativações de antenas ocorreram em maio de 2022 e, desde então, outras vêm sendo instaladas gradativamente nos municípios contemplados.Também em 2022, o programa ativou a primeira antena com tecnologia 5G em área rural do país. A localidade de Parque das Árvores, no município de Nova Ponte, no Triângulo Mineiro, foi a primeira zona rural brasileira a contar com cobertura de telefonia móvel e conectividade de quinta geração de internet.

Agora, na Fase II, o Alô, Minas! integra também o programa Cidades do Futuro, estruturado via Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) , que busca aumentar a eficiência das atuações locais, promovendo a simplificação das demandas, com celeridade nos processos, foco na geração de emprego e no fomento à qualidade de vida dos mineiros.

Mais informações sobre o Alô, Minas! - Fase II podem ser acessadas  neste link , ou solicitadas por meio do e-mail:  alominas@planejamento.mg.gov.br .

O status das instalações de antenas está disponível  clicando aqui

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 07h04 - Fonte: ClimaTempo
24°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 32°

Mon 31°C 20°C
Tue 32°C 20°C
Wed 34°C 22°C
Thu 35°C 23°C
Fri 32°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes